Considere as informações a seguir sobre a tectônica de placas:
I - A crosta terrestre é formada por várias placas litosféricas, que se movem umas em relação às outras, sendo carreadas por lentas correntes de convecção existentes na astenosfera.
II - O Japão, localizado na Placa Eurasiana, desenvolve avançadas tecnologias em construção civil, já que sua borda oriental é uma das regiões de maior incidência de terremotos, tsunamis e vulcões.
III - Os limites de contato entre as placas tectônicas são de três tipos: convergentes, divergentes e transformantes.
IV - A fossa mesoceânica constitui uma fratura que se estende paralelamente às cristas mesoceânicas, enquanto a fossa submarina é um depressão longa e estreita que ocorre junto à margem ativa dos continentes.
Assinale a opção que contém as afirmativas corretas:
Apenas I, II e III.
Apenas I, II e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Gabarito:
I, II, III e IV.
I- Correta, pois, as placas tectônicas que compõe a crosta terrestre, e essas placas se movem devido ao movimento do magma abaixo delas, na região da astenosfera, região de descontinuidade entre a crosta e o manto da Terra.
II- Correta, pois, o Japão está, justamente, na borda da Placa Eurasiana, região de intensa instabilidade sísmica, que geram terremotos, vulcões e tsunamis, por isso, eles desenvolveram a construção civil para suportar esses fenômenos.
III- Correta, pois, esses são, justamente, às três nomenclaturas utilizadas para definir os três tipos de encontros entre placas tectônicas.
IV - Correta, pois, a fossa mesoceânica e a fossa submarina foram, perfeitamente, caracterizadas pela afirmativa.
(UFES-2002) Em meio a opiniões favoráveis ou contrárias aos estrangeirismos, o uso de palavras de outras línguas, como se observa na tirinha abaixo, é corrente no português do Brasil
Assinale a alternativa que NÃO contém estrangeirismo:
Ver questão(Ufes 1999) Um asteroide de massa igual a 5×1010 toneladas se aproxima de um planeta de massa igual a 1024 kg, com uma velocidade de 100km/s medida no referencial do planeta. Se o choque é perfeitamente inelástico, a energia liberada pela colisão é, aproximadamente:
Ver questão
(UFES 1999) Uma partícula pontual realiza, na vertical, um movimento harmônico simples (MHS), dado por
y(t) = A . cos(ω . t).
O plano de oscilação da partícula é perpendicular ao eixo principal (eixo x) de um espelho esférico côncavo Gaussiano e está a uma distância do vértice igual a três
vezes a distância focal do espelho. Determine a freqüência angular de oscilação da imagem da partícula; a amplitude de oscilação da imagem; a diferença de fase Δφ entre o movimento de oscilação da partícula e o da sua imagem.
(UFES - 1982) O triplo do complemento de um ângulo é igual à terça parte do suplemento deste ângulo. Este ângulo mede:
Ver questão