(ENEM - 2015)
da sua memória
mil
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mui
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ros
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pou
coa
pou
coa
pag
amo
meu
ANTUNES, A. 2 ou + corpos no mesmo espaço. São Paulo: Perspectiva, 1998.
Trabalhando com recursos formais inspirados no Concretismo, o poema atinge uma expressividade que se caracteriza pela
interrupção da fluência verbal, para testar os limites da lógica racional.
reestruturação formal da palavra, para provocar o estranhamento no leitor.
dispersão das unidades verbais, para questionar o sentido das lembranças.
fragmentação da palavra, para representar o estreitamento das lembranças.
renovação das formas tradicionais, para propor uma nova vanguarda poética.
Gabarito:
fragmentação da palavra, para representar o estreitamento das lembranças.
A) INCORRETA: porque foi dito que ocorreu uma fragmentação (que, na verdade, é frasal), para testar os limites da lógica racional, o que está incorreto. Em nenhum momento foi dito de qualquer tipo de lógica racional do poema, muito menos é o objetivo do movimento concreto. Os concretistas propunham uma valorização das formas e seu estudo.
B) INCORRETA: há de fato uma reestruturação formal da palavra dentro desse poema, característica do concretismo, mas não podemos dizer que o intuito é provocar estranhamento no leitor, mas sim propor uma outra forma de se ler e compor um poema.
C) INCORRETA: o erro que se encontra é do "questionamento das lembranças", mas o poema é apenas uma contestação de um fato: "mil e muitos outros rostos soltos pouco a pouco apagam o meu". Como não há mais nenhuma ideia desenvolvida após isso, é extremamente difícil supor outras coisas.
D) CORRETA: A prática poética de Arnaldo Antunes propõe, inspirado na estética concreta, um afunilamento da palavra. Tal procedimento, numa perspectiva sonora-visual-temática, reflete o estreitamento da memória, que apaga as margens da palavra e do eu, afunilando, no limite, a própria existência. É como se um rosto apagasse o outro, nessa dinâmica de redução e dissipação da lembrança. Não há uma ideia surrealista no poema, no sentido de questionar a lógica; mas sim um afunilamento da palavra que, numa perspectiva sonora-visual-temática refletem o estreitamento da memória, que apaga as margens, afunilando, no limite, a própria existência. É como se um rosto apagasse o outro, nessa dinâmica de estreitamentos e apagamentos da lembrança.
E) INCORRETA: falar de uma "renovação das formas tradicionais" é algo incorreto. Principalmente no movimento concretista, os autores buscavam uma forma para suas obras que se asfatassem completamente do método tradicional da escrita de poemas (que até então era a forma dos modernistas). Isso significa que eles queriam criar algo totalmente novo, para, aí sim, propor uma nova vanguarda poética
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Exmº Sr. Governador:
Trago a V. Exa. um resumo dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Palmeira dos Índios em 1928.
[...]
ADMINISTRAÇÃO
Relativamente à quantia orçada, os telegramas custaram pouco. De ordinário vai para eles dinheiro considerável. Não há vereda aberta pelos matutos que prefeitura do interior não ponha no arame, proclamando que a coisa foi feita por ela; comunicam-se as datas históricas ao Governo do Estado, que não precisa disso; todos os acontecimentos políticos são badalados. Porque se derrubou a Bastilha - um telegrama; porque se deitou pedra na rua - um telegrama; porque o deputado F. esticou a canela - um telegrama.
Palmeira dos Índios, 10 de janeiro de 1929.
GRACILlANO RAMOS
RAMOS, G. Viventes das Alagoas. São Paulo: Martins Fontes, 1962.
O relatório traz a assinatura de Graciliano Ramos, na época, prefeito de Palmeira dos Índios, e é destinado ao governo do estado de Alagoas. De natureza oficial, o texto chama a atenção por contrariar a norma prevista para esse gênero, pois o autor
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Um dia, meu pai tomou-me pela mão, minha mãe beijou-me a testa, molhando-me de lágrimas os cabelos e eu parti.
Duas vezes fora visitar o Ateneu antes da minha instalação.
Ateneu era o grande colégio da época. Afamado por um sistema de nutrido reclame, mantido por um diretor que de tempos a tempos reformava o estabelecimento, pintando-o jeitosamente de novidade, como os negociantes que liquidam para recomeçar com artigos de última remessa; o Ateneu desde muito tinha consolidado crédito na preferência dos pais, sem levar em conta a simpatia da meninada, a cercar de aclamações o bombo vistoso dos anúncios.
O Dr. Aristarco Argolo de Ramos, da conhecida família do Visconde de Ramos, do Norte, enchia o império com o seu renome de pedagogo. Eram boletins de propaganda pelas províncias, conferências em diversos pontos da cidade, a pedidos, à substância, atochando a imprensa dos lugarejos, caixões, sobretudo, de livros elementares, fabricados às pressas com o ofegante e esbaforido concurso de professores prudentemente anônimos, caixões e mais caixões de volumes cartonados em Leipzig, inundando as escolas públicas de toda a parte com a sua invasão de capas azuis, róseas, amarelas, em que o nome de Aristarco, inteiro e sonoro, oferecia-se ao pasmo venerador dos esfaimados de alfabeto dos confins da pátria. Os lugares que os não procuravam eram um belo dia surpreendidos pela enchente, gratuita, espontânea, irresistível! E não havia senão aceitar a farinha daquela marca para o pão do espírito.
POMPEIA, R. O Ateneu. São Paulo: Scipione, 2005.
Ao descrever o Ateneu e as atitudes de seu diretor, o narrador revela um olhar sobre a inserção social do colégio demarcado pela
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Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito. Então surgiram os números racionais e a História, organizando os eventos sem sentido. A fome desde sempre, das coisas e das pessoas. Foram inventados o calmante e o estimulante. E alguém apagou a luz. E cada um se vira como pode, arrancando as cascas das feridas que alcança.
BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, I. (Org.). Os cem melhores contos do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
A narrativa enxuta e dinâmica de Fernando Bonassi configura um painel evolutivo da história da humanidade. Nele, a projeção do olhar contemporâneo manifesta uma percepção que
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Tudo era harmonioso, sólido, verdadeiro. No princípio. As mulheres, principalmente as mortas do álbum, eram maravilhosas. Os homens, mais maravilhosos ainda, ah, difícil encontrar família mais perfeita. A nossa família, dizia a bela voz de contralto da minha avó. Na nossa família, frisava, lançado em redor olhares complacentes, lamentando os que não faziam parte do nosso clã. [...]
Quando Margarida resolveu contar os podres todos que sabia naquela noite negra da rebelião, fiquei furiosa. [...]
É mentira, é mentira!, gritei tapando os ouvidos. Mas Margarida seguia em frente: tio Maximiliano se casou com a inglesa de cachos só por causa do dinheiro, não passava de um pilantra, a loirinha feiosa era riquíssima. Tia Consuelo? Ora, tia Consuelo chorava porque sentia falta de homem, ela queria homem e não Deus, ou o convento ou o sanatório. O dote era tão bom que o convento abriu-lhe as portas com loucura e tudo. “E tem mais coisas ainda, minha queridinha”, anunciou Margarida fazendo um agrado no meu queixo. Reagi com violência: uma agregada, uma cria e, ainda por cima, mestiça. Como ousava desmoralizar meus heróis?
TELLES, L. F. A estrutura da bolha de sabão. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
Representante da ficção contemporânea, a prosa de Lygia Fagundes Telles configura e desconstrói modelos sociais. No trecho, a percepção do núcleo familiar descortina um(a)
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