(UFT 2020)
A concepção de democracia racial no Brasil acaba por ocultar as discriminações sofridas diariamente pelos(as) negros(as) e indígenas, pois imaginamos uma sociedade em que brancos(as), negros(as) e indígenas convivem harmoniosamente e não há discriminação étnico-racial.
Assinale a alternativa CORRETA.
As desigualdades entre brancos(as), negros(as) e indígenas é histórica e podem ser verificadas pelos dados, por exemplo, de desemprego, renda e escolaridade.
Vivemos em um país democrático e sem nenhum tipo de distinção que provoque desigualdades.
Nascemos livres e iguais e depende dos indivíduos a conquista econômica, educacional e cultural.
Negros(as) e indígenas têm historicamente as mesmas oportunidades que os(as) brancos(as).
Gabarito:
As desigualdades entre brancos(as), negros(as) e indígenas é histórica e podem ser verificadas pelos dados, por exemplo, de desemprego, renda e escolaridade.
A) Correta. Observa-se que, de forma geral, a desigualdade racial é uma constante no Brasil e pode ser identificada através da série de disparidades existentes entre os brancos e grupos minoritários (podemos focar aqui em negros e indígenas) que reflete-se na maior concentração de renda por parte dos brancos em relação a esses dois grupos, maior grau de escolaridade e mais chances de sucesso profissional.
B) Incorreta. Tal afirmativa corresponde a uma crença proveniente do mito da democracia racial, a qual é criticada logo de início no excerto da questão, dizendo que essa concepção possibilita que as discriminações que ocorrem com grupos marginalizados sejam invisibilizadas.
C) Incorreta. Em teoria, de fato, nascemos livres e iguais como garante a Constituição Brasileira, entretanto, observa-se que, na prática, certas classes sociais detém privilégios que outras classes mais baixas não contemplam, possibilitando um acesso mais fácil ao sucesso econômico, educacional e cultural.
D) Incorreta. Tais grupos foram humilhados, explorados e posteriormente, excluídos e marginalizados, o que evidencia sua disparidade histórica com relação às mesmas oportunidades.
(Uft 2011) Um polígono convexo de 6 lados tem as medidas de seus ângulos internos formando uma progressão aritmética de razão igual a 6º. Logo, podemos afirmar que o seu menor ângulo mede:
Ver questão
(UFT - 2011) Uma Instituição de Ensino Superior oferece os cursos A e B. Em seu processo seletivo o candidato pode optar por inscrever-se nos dois cursos ou apenas em um curso. Ao final, o número de inscrições por curso e o número total de candidatos inscritos pode ser observado no quadro que segue:
Número de Inscrições no Curso A |
Número de Inscrições no Curso B |
Número total de candidatos inscritos |
480 | 392 | 560 |
Com base nas informações acima e nas possibilidades de inscrições, pode se afirmar que o número de candidatos que optaram por inscrever-se somente no curso A foi:
Ver questão
(UFT - 2010) Foi aplicado um teste contendo três questões para um grupo de 80 alunos. O gráfico abaixo representa a porcentagem de acerto dos alunos por questão.
Suponha que 52 alunos acertaram pelo menos duas questões e 8 alunos não acertaram nenhuma. O número de alunos que acertaram as três questões é:
Ver questão
(UFT - 2011)
[...] “a guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar, mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida”
(Thomas Hobbes).
A Guerra Fria entre EUA e URSS, que dominou o cenário internacional na segunda metade do século XX, foi sem dúvida um desses períodos.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.224.
Em se tratando de Guerra Fria é correto afirmar:
Ver questão