Questão 63682

(UEM 2017 -  Adaptado)

“O que é racional, é efetivo; e o que é efetivo, é racional. Nesta convicção está toda consciência desprevenida, bem como a filosofia, e é daqui que esta parte para a consideração tanto do universo espiritual quanto do natural. [...] O que importa, então, é reconhecer na aparência do temporal e do transitório a substância que é imanente, e o eterno que é presente. Com efeito, o racional, que é sinônimo da ideia, quando ele entra em sua efetividade simultaneamente na existência externa, emerge uma riqueza infinita de formas, fenômenos e configurações, e reveste o seu núcleo com uma casca multicolor, na qual a consciência inicialmente se instala, e que só o conceito transpassa, para encontrar o pulso interno e sentir igualmente o seu batimento nas configurações externas”.

HEGEL, G. F. Excertos e parágrafos traduzidos. In MARÇAL, J. Antologia de textos filosóficos. Curitiba: Seed, 2009, p. 313 e 314.

A partir do texto de Hegel, assinale o que for correto com V e o que for falso com F:

I - A filosofia não pode se ater às manifestações externas, às aparências dos fenômenos e suas diversas configurações.
II - A imanência é uma qualidade sensível da substância, um dado exterior às coisas.
III - O racional torna-se ideia quando a consciência ultrapassa os fenômenos e os leva ao plano dos conceitos.
IV - O processo do conhecimento parte do plano sensível, dos fenômenos, e atinge o plano do conceito, quando se torna efetivamente racional.
V - A filosofia busca reconhecer o que permanece na substância apesar dos diversos aspectos transitórios e variáveis presentes, como a cor, a extensão, a quantidade e outros.

A

F, V, F, F, V

B

V, V, V, V, V

C

V, F, V, V, V

D

V, F, V, F, V

E

F, F, V, V, F

Gabarito:

V, F, V, V, V



Resolução:

c) V, F, V, V, V

 

I - Correta. A filosofia não pode se ater às manifestações externas, às aparências dos fenômenos e suas diversas configurações.
Como expressa o texto: "O que importa, então, é reconhecer na aparência do temporal e do transitório a substância que é imanente, e o eterno que é presente. [...]". A aparência das coisas temporais e sensíveis revelam conceitos e uma realidade universal, portanto a filosofia não se reduz ao que é sensível e aparente, mas busca o universal e a substância.

II - Incorreta. A imanência é uma qualidade sensível da substância, um dado exterior às coisas.
A imanência não é uma qualidade sensível da substância, um dado exterior às coisas, mas inteligível. A corrente filosófica hegeliana é idealista, ou seja, concebe as ideias como fundamento interpretativo da realidade, tendo como premissa que “o real é racional e o racional é real”. Para Hegel, o conhecimento do mundo se inicia a partir das percepções acerca dos fenômenos do mundo material, que, no entanto, são marcados pela transitoriedade, de modo que o conhecimento não se limita ao plano sensível. À filosofia, então, caberia o reconhecimento daquilo que é inerente à essência. Seria no plano racional, ou seja, no plano das ideias, que a consciência chegaria aos conceitos. A partir desses conhecimentos, o aluno deve identificar que apenas a afirmativa II é falsa. 

III - Correta. O racional torna-se ideia quando a consciência ultrapassa os fenômenos e os leva ao plano dos conceitos.
O racional está na própria realidade, pois o real é racional, e o racional é real. Transforma-se em ideia na medida que a consciência os adquire a partir da realidade.

IV - Correta. O processo do conhecimento parte do plano sensível, dos fenômenos, e atinge o plano do conceito, quando se torna efetivamente racional.
Na aparêcia do temporal e do transitório, isto é, na essência das coisas, encontra-se o que é eterno e universal, o conceito e a substância das coisas, que só é adquirido por uma investigação mais aprofundada que não se atém ao plano sensívels, dos fenômenos. O racional é sinônimo de ideia, portanto deve-se encontrá-lo na realidade para atingir o conceito.

V - Correta. A filosofia busca reconhecer o que permanece na substância apesar dos diversos aspectos transitórios e variáveis presentes, como a cor, a extensão, a quantidade e outros.
A filosofia quer descobrir o que é eterno e imanente, isto é, a substância das coisas a partir dos fenômenos e da aparência das coisas sensíveis.



Questão 5993

(Uem 2016) Com base em conhecimentos de Geometria Plana, assinale o que for correto. 

 

Ver questão

Questão 5994

(Uem 2016) Um espelho tem a forma de uma circunferência de centro O. A partir de um ponto A1 na circunferência é emitido um feixe de luz na direção de um ponto A2, também na circunferência, como mostra a figura adiante. O feixe de luz é então refletido para um ponto A3, e segue refletindo até tocar novamente em A1, de modo que sua trajetória forme um polígono regular. Sabendo que a medida do ângulo α, em graus, entre o raio  da circunferência e o feixe de luz  , é um número inteiro, assinale o que for correto.

Ver questão

Questão 8284

(Uem 2017) Baseado em conhecimentos sobre cônicas, assinale o que for correto.

Ver questão

Questão 8333

(Uem 2013) Um recipiente hermeticamente fechado, que pode ter sua temperatura e sua pressão controladas, está preenchido com 30 g de gás hidrogênio, 64 g de gás oxigênio e 84 g de gás nitrogênio. A partir dessas informações, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Assuma que os gases se comportam como gases ideais.

Ver questão