Questão 63718

(UEFS)

Os elementos climáticos caracterizam o clima, que são definidos por fatores ou fenômenos.

A partir dos conhecimentos sobre os elementos e fatores climáticos, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) As áreas sob a influência da continentalidade apresentam temperatura mais elevadas, devido à baixa umidade relativa do ar.

( ) O impacto do desmatamento no clima recai sobre o regime de chuvas, em decorrência da diminuição da emissão de umidade para atmosfera.

( ) Os movimentos das massas de ar e dos ventos resultam da desigual distribuição de energia solar nas diversas latitudes.

( ) Na circulação atmosférica, as massas de ar de características diferentes entram em contato entre si, dando origem ás frentes frias e, como consequência, as chuvas orográficas.

( ) As áreas anticiclonais se caracterizam pelas baixas temperaturas e altas pressões e são dispersoras de vento.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a

 

A

F V F F V

 

B

F V V F V

C

V V F V F

 

D

V F V V F

 

E

F F V F V

Gabarito:

F V V F V



Resolução:

(F) As áreas afetadas pela continentalidade possuem mais amplitude térmica, causada pela maior distância de grandes corpos d'água.

(V) Com o aumento do desmatamento, a vegetação retém menos umidade através da evapotranspiração, afetando a umidade atmosférica.

(V) A variação da latitude afeta a distribuição de calor na superfície, fazendo com que haja variação na pressão e, consequentemente, nos movimentos de ar.

(F) A explicação está correta, porém, o nome da chuva causada pelo contato entre massas de ar é Chuva Convectiva.

(V) As áreas anticiclonais se referem a áreas em que a pressão é mais alta e a temperatura mais baixa que o redor, levando à dispersão dos ventos. 



Questão 7877

(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até

 

Ver questão

Questão 9193

(UEFS 2017) 

O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:

Com base nessas informações, é correto afirmar:

Ver questão

Questão 12216

(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a

Ver questão

Questão 12230

(UEFS - 2016)

Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria

Ver questão