Questão 66285

(UEFS - 2018) 

Sejam A, B e C conjuntos contidos no conjunto dos números naturais, tais que A é o conjunto dos números menores do que 250, B é o conjunto dos números múltiplos de 4 e C é o conjunto dos números pares. Sendo A^C, B^C e C^C os conjuntos complementares respectivamente de A, B e C, o número 33 pertence a

A

(AU B) ∩ CC

B

A∩ B∩ CC

C

(A ∩ B) U (AC ∩ CC)

D

(AC ∩ BC) U (BC ∩ CC)

E

(A U BC) ∩ C

Gabarito:

(AC ∩ BC) U (BC ∩ CC)



Resolução:

Antes de analisar as alternativas vamos descrever que são os conjuntos, AC, BC e CC:

  • Como AC é o complementar de A, então pertence a Atodo número natural maior ou igual a 250
  • Como BC é o complementar de B, então pertence a BC todos números naturais que não são múltiplos de 4
  • Como CC é o complementar de C, então pertence a CC os números impares

Agora analisando as intersecções dos conjuntos de interesse:

A) No caso do conjunto (AU B) ∩ CC primeiro deve ser feita a união de Acom B para depois determinar a intersecção desse conjunto com o conjunto CC. O conjunto AU B é composto pelos números maiores ou iguais que 250 com os múltiplos de 4, resultando nos números maiores ou iguais a 250, a intersecção entre esse conjunto com CC será os números impares maiores ou iguais a 250. Logo, 33 não pertence a esse conjunto pois ele é menor do que 250.

B) No caso conjunto A∩ B∩ CC deve ser determinado os elementos comuns aos três conjuntos, esses elementos serão maiores ou iguais do que 250, impares e que não são multiplos de 4. Logo, 33 não pertence a esse conjunto, pois ele é menor do que 250.

C) No caso do conjunto (A ∩ B) U (AC ∩ CC) deve ser deteminado a intersecção entre A e B, a intesecção entre AC e CC e por fim, a união dos dois conjuntos resultantes. A ∩ B é o conjunto dos números menores que 250 e multiplos de 4. AC ∩ CC é o conjuntos dos números impares maiores que 250. Com isso (A ∩ B) U (AC ∩ CC) é o conjunto de todos os números menores que 250 que são multiplos de 4 ou os números impares maiores que 250. Logo, 33 não pertence a esse conjunto pois, ele é menor que 250, mas não é multiplode 4.

D) No caso do conjunto (AC ∩ BC) U (BC ∩ CC) deve ser determinado a intersecção entre AC e BC, a intersecção entre Be CC e por fim, a união dos dois conjuntos resultantes. AC ∩ BC será o conjunto dos números maiores ou iguais que 250 e que não são multiplos de 4. BC ∩ Cserá o conjunto dos números impares. Com isso (AC ∩ BC) U (BC ∩ CC) é o conjunto dos números que são maiores ou iguais que 250 e que não são multiplos de 4 ou que são impares. Como 33 é impar ele pertence a esse conjunto.

E) No caso do conjunto (A U BC) ∩ C primeiro deve ser feito a união entre A e BC e após deve ser feito intersecção entre o conjunto resultante com o conjunto C. O conjunto A U BC será o conjunto dos números menores que 250 ou que não são multiplos de 4. Então (A U BC) ∩ C é o conjuntodos números pares que são menores que 250 ou não são multiplos de 4. Como 33 é impar ele não pertence a esse conjunto.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa D



Questão 7877

(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até

 

Ver questão

Questão 9193

(UEFS 2017) 

O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:

Com base nessas informações, é correto afirmar:

Ver questão

Questão 12216

(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a

Ver questão

Questão 12230

(UEFS - 2016)

Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria

Ver questão