(CESMAC - 2016)
Entende-se por instituições sociais:
as agremiações várias que os homens vão criando, para nelas mais facilmente poderem realizar seus projetos e ideais, visando atingir suas metas de perfeição religiosa.
conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos e aceitos pela sociedade, visando garantir aos indivíduos a necessária estabilidade.
formas de organização da sociedade em classes, conforme suas características étnicas, culturais, religiosas e regionais, garantindo evitar conflitos entre si.
instituições com objetivos e estrutura garantidos pelo conjunto das leis positivas de uma comunidade, visando o aperfeiçoamento de cada indivíduo fora do tecido social.
estruturas definidas de convivência, nas quais se respeitam os interesses, direitos e projetos pessoais de cada indivíduo, já que a sociabilidade não é uma exigência da natureza humana.
Gabarito:
conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos e aceitos pela sociedade, visando garantir aos indivíduos a necessária estabilidade.
b) Correta. conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos e aceitos pela sociedade, visando garantir aos indivíduos a necessária estabilidade.
Instituições sociais são caracterizadas por como um conjunto de relações sociais relativamente permanentes (estabelecidas, constituídas e sedimentadas), que absorve valores e procedimentos comuns (caráter normativo) e atende as necessidades básicas da sociedade. Existem cinco tipos de instituições sociais: a família, a escola, a Igreja, o trabalho e o Estado.
a) Incorreta. as agremiações várias que os homens vão criando, para nelas mais facilmente poderem realizar seus projetos e ideais, visando atingir suas metas de perfeição religiosa.
São características que não representam as instituições como um todo, pois, por exemplo, o Estado não possui tal finalidade.
c) Incorreta. formas de organização da sociedade em classes, conforme suas características étnicas, culturais, religiosas e regionais, garantindo evitar conflitos entre si.
Não são formas de organização, cujo caráter é mutável, conforme suas características étnicas, culturais, religiosas e regionais.
d) Incorreta. instituições com objetivos e estrutura garantidos pelo conjunto das leis positivas de uma comunidade, visando o aperfeiçoamento de cada indivíduo fora do tecido social.
Não visam o aperfeiçoamento de cada indivíduo fora do tecido social, pois as instituições sociais dispõe o indivíduo para a sociedade.
e) Incorreta. estruturas definidas de convivência, nas quais se respeitam os interesses, direitos e projetos pessoais de cada indivíduo, já que a sociabilidade não é uma exigência da natureza humana.
A sociabilidade é uma exigência da natureza humana, segundo a noção de instituição social, e, por isso, esta estrutura a convivência.
(CESMAC-2016) A cisticercose é uma doença parasitária comum em países pobres, cujas condições higiênico-sanitárias de produção alimentícia são precárias. Sobre o parasita causador dessa doença, não é correto afirmar que:
Ver questão
(CESMAC - 2019) Cianobactérias e euglenoides têm em comum o fato de:
Ver questão
(CESMAC - 2018)
Uma seção da artéria aorta de uma pessoa apresenta um fluxo sanguíneo de 0,1 L/s. Considere que essa pessoa possui 6,0 x 1012 hemácias por litro de sangue. Qual é a ordem de grandeza do número de hemácias que flui através dessa seção da aorta durante um minuto?
(CESMAC - 2018) Em uma cidade com 800 mil habitantes, cada pessoa produz diariamente uma média de 0,962 kg de resíduos sólidos. Quantas toneladas de resíduos sólidos são gerados mensalmente nesta cidade? Admita que o mês tenha 30 dias e indique a potência de dez mais próxima do valor obtido, em toneladas.
Ver questão