(UEM 2017 - Adaptada) "(...) o que fica no centro das preocupações, das apreensões e, mesmo, das obsessões é o 'preconceito de não ter preconceitos‘. Através de processos de mudanças psicossocial e sociocultural reais sob certos aspectos profundos e irreversíveis, subsiste uma larga herança cultural, como se o brasileiro se condenasse, na esfera das relações raciais, a repetir o passado no presente."
FERNANDES, F. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Global, 2007, p. 42.
Com base na citação acima e em estudos realizados acerca das relações raciais no Brasil, assinale o que for verdadeiro com V e o que for falso com F:
I. A sociedade brasileira tende a condenar publicamente o racismo, todavia ele é considerado relativamente aceito em diversos espaços, momentos e relações sociais de caráter privado ou coletivo.
II. No Brasil, a democracia racial é uma realidade. O racismo, portanto, não existe.
III. A herança cultural da escravidão foi irrelevante para a sociedade brasileira após a abolição.
IV. O mito da democracia racial foi e é uma construção que colabora para a dissimulação do racismo no Brasil.
V. Dentre as marcas culturais da escravidão no Brasil está a tendência a associar pessoas negras a profissões de menor status social.
F, F, V, F, V.
F, F, F, V, V.
V, F, F, F, V.
V, F, V, F, V.
V, F, F, V, V.
Gabarito:
V, F, F, V, V.
I - Correta. O racismo, apesar de institucionalmente ilegal, ainda se encontra muito presente na vida social brasileira, de forma velada: “o que fica no centro das preocupações, das apreensões e, mesmo, das obsessões é o 'preconceito de não ter preconceitos‘”. Ou seja, enraizado na formação da sociedade brasileira — graças ao passado escravocrata, patriarcal e explorador —, o racismo, naturalizado, passa despercebido.
II - Incorreta. A democracia racial já foi dada como um mito, dado que o racismo está incorporado na cultura do Brasil, justamente por causa do passado escravocrata, que não foi “apagado” com a abolição.
III - Incorreta. Como vemos no texto, a herança cultural da escravidão é um ponto muito significativo na formação da sociedade brasileira: “uma larga herança cultural, como se o brasileiro se condenasse, na esfera das relações raciais, a repetir o passado no presente.”
IV - Correta. Ao afirmar que, no Brasil, não existe racismo devido à miscigenação do povo brasileiro, essa tese fecha as portas para uma interpretação mais crítica e realista sobre as relações de poder étnico-raciais — e como elas contribuem para a marginalização da população negra em várias esferas da sociedade.
V - Correta. Esse é um estigma que foi muito disseminado, ele está relacionado à marginalização econômica das pessoas negras, que por sua vez permanece mesmo após determinações institucionais acerca do racismo.
(Uem 2016) Com base em conhecimentos de Geometria Plana, assinale o que for correto.
Ver questão
(Uem 2016) Um espelho tem a forma de uma circunferência de centro O. A partir de um ponto A1 na circunferência é emitido um feixe de luz na direção de um ponto A2, também na circunferência, como mostra a figura adiante. O feixe de luz é então refletido para um ponto A3, e segue refletindo até tocar novamente em A1, de modo que sua trajetória forme um polígono regular. Sabendo que a medida do ângulo α, em graus, entre o raio da circunferência e o feixe de luz , é um número inteiro, assinale o que for correto.
Ver questão(Uem 2017) Baseado em conhecimentos sobre cônicas, assinale o que for correto.
Ver questão(Uem 2013) Um recipiente hermeticamente fechado, que pode ter sua temperatura e sua pressão controladas, está preenchido com 30 g de gás hidrogênio, 64 g de gás oxigênio e 84 g de gás nitrogênio. A partir dessas informações, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Assuma que os gases se comportam como gases ideais.
Ver questão