Questão 70081

(UESC - 2011) Vários grupos étnicos compõem a população de 1 bilhão de habitantes da África. Mesmo dentro das duas grandes regiões, a diversidade de povos é grande. Na África Setentrional, predominam os grupos — mediterrâneos brancos — caucasoide e semita, principalmente. Ao sul do Saara, a população negra compreende vários povos — os pigmeus nas selvas equatoriais, os coisans nos desertos e planaltos meridionais, os sudaneses das savanas e os bantos da África Central são os mais numerosos.

Do ponto de vista religioso, o islamismo (predominante no norte) tem o maior número de seguidores no continente, representando 45% da população. O cristianismo (majoritário no Sul) é praticado por cerca de 35% dos africanos. Uma das nações cristãs mais antigas do mundo, a Etiópia, é um destacado representante da religião do continente. A África ainda conta com muitos adeptos entre as inúmeras religiões nativas da população.

A variedade linguística também espelha a heterogeneidade africana. Entre as mais de 2 mil línguas faladas na África, estão os dialetos locais, de raiz africana, que convivem com os idiomas introduzidos pelos colonizadores europeus: inglês, francês e português são os mais comuns.

VIDAS Secas. Atualidades e Vestibular+ENEM. São Paulo: Abril, 1. sem. 2010. África.

A África, nos dias atuais, é uma das regiões mais pobres do planeta e enfrenta desafios que se formaram ao longo de séculos de dominação e exploração, a exemplo

A

das guerras fratricidas locais, produto da criação de fronteiras artificiais pelos países imperialistas.

B

da inexistência de mão de obra qualificada em todas as regiões, resultante da vocação agropastoril da população.

C

do despovoamento irreversível do continente, em função do deslocamento de milhões de pessoas, devido ao tráfico negreiro.

D

da dificuldade de comunicação entre as populações, devido à variedade linguística e de dialetos existentes no continente.

E

das disputas religiosas que ocorrem devido ao fanatismo religioso, associado a práticas religiosas primitivas e animalistas

Gabarito:

das guerras fratricidas locais, produto da criação de fronteiras artificiais pelos países imperialistas.



Resolução:

a) das guerras fratricidas locais, produto da criação de fronteiras artificiais pelos países imperialistas.

Correta. 

b) da inexistência de mão de obra qualificada em todas as regiões, resultante da vocação agropastoril da população.

Incorreto. Não se pode afirmar que havia uma inexistência de mão de obra qualificada em todas as regiões.

c) do despovoamento irreversível do continente, em função do deslocamento de milhões de pessoas, devido ao tráfico negreiro.

Incorreto. Não havia um despovoamento irreversível do continente. Observe que o texto mesmo diz que ‘’vários grupos étnicos compõem a população de 1 bilhão de habitantes da África. Mesmo dentro das duas grandes regiões, a diversidade de povos é grande.’’

d) da dificuldade de comunicação entre as populações, devido à variedade linguística e de dialetos existentes no continente.

Incorreto.  Não se pode afirmar que essa dominação e exploração é em decorrência da dificuldade de comunicação entre as populações.

e) das disputas religiosas que ocorrem devido ao fanatismo religioso, associado a práticas religiosas primitivas e animalistas

Incorreto. Observe que o texto diz: ‘’A África ainda conta com muitos adeptos entre as inúmeras religiões nativas da população.’’ Dessa forma, não se pode afirmar que essa dominação e exploração é em decorrência de disputas religiosas que ocorrem devido ao fanatismo religioso. 



Questão 16153

(UESC - 2011)

A imagem representa a variação da quantidade de DNA ao longo do ciclo celular de uma célula eucariótica.
Em relação aos eventos que caracterizam as mudanças observadas na imagem, pode-se afirmar:

Ver questão

Questão 39646

(Uesc 2011)  Considere uma barra de liga metálica, com densidade linear de 2,4cdot10^{-3}  g/mm, submetida a uma variação de temperatura, dilatando-se 3,0 mm. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação linear e o calor específico da liga são, respectivamente, iguais a 2,0cdot10^{-5} ^oC^{-1} e a 0,2 cal/g ^oC, a quantidade de calor absorvida pela barra nessa dilatação é igual, em cal, a

Ver questão

Questão 66290

(UESC - 2011)  
 


 

A Química é uma ciência que estuda fundamentalmente a composição, as propriedades e as transformações das substâncias químicas, das misturas e dos materiais formados por essas substâncias. Para identificá-las, os químicos utilizam um conjunto de propriedades específicas com objetivo de diferenciá-las experimentalmente de uma mistura. O gráfico representa a curva de aquecimento de uma determinada amostra de material sólido em função do tempo.

Uma análise dessas informações e da curva de aquecimento dessa amostra de material permite afirmar:

Ver questão

Questão 66307

(UESC) Sejam A um subconjunto não vazio e P(A) o conjunto das partes de A. Se P(A) tem 16 elementos, então o número de elementos de P(A) U A é igual a
 

Ver questão