Questão 75569

(UEM - 2012)

A sociologia marxista propõe uma interpretação da sociedade que toma as condições materiais de existência dos homens como fator determinante dos fenômenos sociais. Sobre essa concepção, assinale o que for correto.

I. Forças produtivas e relações sociais de produção são os dois componentes básicos da infraestrutura que determinam em última instância as demais dimensões da vida social.
II. Instituições como a Escola, o Estado e a Igreja fazem parte da superestrutura social, dotada de autonomia frente às determinações econômicas de cada momento histórico.
III. Mudanças na estrutura social são desencadeadas quando se desenvolvem incongruências entre a infraestrutura produtiva e a superestrutura, com predomínio da primeira sobre a última.
IV. As instituições que compõem a superestrutura desempenham importantes funções de controle social e ideológico que contribuem para a manutenção das relações produtivas vigentes.
V. As classes sociais são definidas segundo a posição que ocupam nas instituições que compõem a dimensão superestrutural das sociedades.

Estão corretas:

A

II, III, IV

B

I, IV, V

C

I, II, V

D

II, III, V

E

I, III, IV

Gabarito:

I, III, IV



Resolução:

I. Correta. para Marx, no capitalismo moderno a força de produção e as relações sociais derivadas do trabalho passaram a definir o homem em relação aos outros aspectos da vida social, esta afirmativa está relacionada aos conceitos de materialismo histórico e alienação.

II. Incorreta. Para o filosófo, essas instituições não tem autonomia diante do sistema econômico vigente, uma vez que atuam para a manutenção do mesmo, formando trabalhadores disciplinados e agindo em prol da burguesia, que está aliada a essas entidades.

III. Correta. Conforme Marx, a luta de classes, ou a luta entre a infraestrutura e a superestrutura do trabalho (proletariados e donos dos meios de produção) é inerente ao capitalismo e necessárias para a superação desse, logo, é preciso que a classe operária defenda seus interesses frente à burguesia para que haja mudanças sociais efetivamente.

IV. Correta. Ao contrário do proposto na afirmativa II, essa afirmação reconhece que as grandes instituições sociais agem na manutenção do trabalho desvalorizado, a partir de uma tecnologia de poder ideológico que aliena a classe trabalhadora dos objetivos reais de seu trabalho, conforme a teoria de Marx.

V. Incorreta. Para o autor, as classes sociais são definidas a partir das relações de produção, ou seja, como os indíviduos estão dispostos na cadeia de trabalho: vendendo sua força de trabalho ou tendo os meios de produção e o capital para realização dessa produção.



Questão 5993

(Uem 2016) Com base em conhecimentos de Geometria Plana, assinale o que for correto. 

 

Ver questão

Questão 5994

(Uem 2016) Um espelho tem a forma de uma circunferência de centro O. A partir de um ponto A1 na circunferência é emitido um feixe de luz na direção de um ponto A2, também na circunferência, como mostra a figura adiante. O feixe de luz é então refletido para um ponto A3, e segue refletindo até tocar novamente em A1, de modo que sua trajetória forme um polígono regular. Sabendo que a medida do ângulo α, em graus, entre o raio  da circunferência e o feixe de luz  , é um número inteiro, assinale o que for correto.

Ver questão

Questão 8284

(Uem 2017) Baseado em conhecimentos sobre cônicas, assinale o que for correto.

Ver questão

Questão 8333

(Uem 2013) Um recipiente hermeticamente fechado, que pode ter sua temperatura e sua pressão controladas, está preenchido com 30 g de gás hidrogênio, 64 g de gás oxigênio e 84 g de gás nitrogênio. A partir dessas informações, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Assuma que os gases se comportam como gases ideais.

Ver questão