(UCB 2019)A respeito da composição e da função dos envoltórios externos à membrana plasmática, assinale a alternativa correta.
As membranas vegetais podem apresentar um revestimento externo intimamente associado à membrana plasmática, constituído por glicídios unidos a lipídios (glicolipídios) e por glicídios ligados a proteínas (glicoproteínas e proteoglicanos). Os glicídios constituintes das glicoproteínas, dos glicolipídios e dos proteoglicanos se entrelaçam, formando uma espécie de malha protetora externa à membrana, denominada de plasmodesmos.
As paredes vegetais possuem um envoltório externo espesso e resistente, constituído por longas e resistentes microfibrilas de glicolipídios. Essas microfibrilas mantêm-se unidas graças a um matiz formado por glicoproteínas, hemicelulose e pectina.
A membrana plasmática é relativamente frágil e, na maioria das células, é protegida por algum tipo de envoltório externo, que também a auxilia nas respectivas funções. Um desses envoltórios é o glicocálix, presente na maioria das células animais, em certos protozoários e em algumas células vegetais.
As paredes celulares estão presentes em células de diversos organismos, como bactérias, fungos, certos protozoários, algas e plantas. Nas algas e nas plantas, a parede celular é constituída fundamentalmente pela celulose, sendo por isso denominada parede celulósica.
As paredes das células vegetais adjacentes apresentam poros por onde o citoplasma da célula vizinha se comunica, formando uma continuidade. Essas pontes derivadas da membrana plasmática, que comunicam células vegetais adjacentes, são denominadas glioxissomos.
Gabarito:
As paredes celulares estão presentes em células de diversos organismos, como bactérias, fungos, certos protozoários, algas e plantas. Nas algas e nas plantas, a parede celular é constituída fundamentalmente pela celulose, sendo por isso denominada parede celulósica.
(UCB 2016)
Há tão somente máquinas em toda parte, e qualquer metáfora: máquinas de máquinas, com seus acoplamentos, suas conexões. Uma máquina-órgão é conectada a uma máquina-fonte: esta emite um fluxo que a outra corta. É assim que somos "bricoleurs"; cada um com as suas pequenas máquinas. Uma máquina-órgão para uma máquina-energia, sempre fluxos e cortes. Esta relação distintiva homem-natureza, indústria-natureza, sociedade-natureza , condiciona a distinção de ͞produção, "distribuição", "consumo". Mas esses tipos de distinções gerais pressupõem (como Marx mostrou) não só o capital e a divisão do trabalho, mas também a falsa consciência que o ser capitalista tem necessariamente de si e dos elementos cristalizados do consumo de um processo. É que, na verdade, não há esferas nem circuitos relativamente independentes: a produção é imediatamente consumo e registro, o registro e o consumo determinam diretamente a produção, mas a determinam no seio da própria produção. De modo que tudo é produção: produção de produções, de ações e paixões; produções de registros, de distribuições e de marcações; produções de consumos, de volúpias, de angústias e de dores.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Trad. L. B. Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 2010, p. 11-14 (adaptado).
No texto acima, Gilles Deleuze e Félix Guattari analisam o capitalismo tomando como fio condutor a ideia de "máquinas desejantes". Na perspectiva desses autores, Escolha uma:
Ver questão
(UCB-Adaptada)
Os quadrinhos fazem uma crítica com relação ao período da Guerra Fria, quando a bipolaridade Estados Unidos X União Soviética; e capitalismo X socialismo foi predominante no cenário geopolítico internacional. Acerca desse momento histórico, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.
0. ( ) A Segunda Guerra Mundial trouxe a hegemonia do império americano no campo econômico, no militar e no político, uma vez que o dólar passou a ser a moeda universal e os Estados Unidos o grande credor do mundo ocidental.
1. ( ) Ao impedir o avanço do comunismo no mundo durante a Guerra Fria, os Estados Unidos atuaram sempre no sentido da frase expressa nos quadrinhos: “Eu serei o destemido americano defensor da liberdade e da democracia”.
2. ( ) O expansionismo dos Estados Unidos é anterior à Guerra Fria. A conquista de territórios na porção ocidental das iniciais treze colônias, após a independência da coroa britânica, é um exemplo desse fato.
3. ( ) A criação do estado de Israel amenizou os conflitos durante o período da Guerra Fria, uma vez que, finalmente, o povo judeu passou a ter o seu território, vendo o seu país constituído internacionalmente.
4. ( ) Após a queda do muro de Berlim, o mundo assiste ao final da Guerra Fria e, com ele, à paz entre os diferentes povos, o que, na atualidade, é um fato marcante.
Ver questão
(UCB DF/2020) Em razão das inúmeras doenças causadas por vírus, por exemplo, Aids, gripe, varíola e poliomielite, pesquisas acerca da constituição e da reprodução dos vírus são, direta ou indiretamente, de grande importância para os seres humanos. A respeito dos vírus, assinale a alternativa correta.
Ver questão
(UCB DF/2019) De acordo com a origem da vida, a teoria segundo a qual os seres vivos surgem apenas pela reprodução de seres da própria espécie é a (o)
Ver questão