(ENEM - 2023)
Que quede claro
Cómo es posible que se cierren | |
tantas bocas, tantos ojos, | |
tantas puertas, muchas mentes ante un | |
acto xenofóbico sin precedentes. | |
Presidentes, ministros, cancilleres, | |
autoridades, responsables. | |
¿Quién pagará el daño causado a familiares? | |
Por un loco del estrada sin modales. [...] | |
Se alejó de aquel lugar donde su color era | |
mucho más que su color, era su raza. | |
Persiguiendo un sueño que desapareció, | |
que se fusionó y terminó en una pesadilla. [...] | |
Déjame que te cuente esta historia | |
que sucedió en el metro de Barcelona, | |
cuando aquella mañana la injusticia | |
y xenofobia se juntaron de la mano, | |
protagonizando una de las más feas escenas de racismo. | |
En aquel vagón viajaba un ángel de color diferente, | |
en su camino se interpuso aquel inconsciente, | |
que aún sabiendo lo que hacía, | |
seguía hablando con su gente. | |
Le dio al ángel dos patadas en su cara, | |
se rió de ella sin cambiar la mirada. | |
Y aún anda suelto, aún anda suelto... | |
ORISHAS. In: Cosita buena. Delaware: Suerte Publishing LLC, 2008 (fragmento). |
A letra da canção Que quede claro, da banda cubana Orishas, revela o(a)
indignação diante do desrespeito à diversidade.
violência característica das grandes metrópoles.
preconceito da sociedade com relação ao misticismo.
descuido da população com os sonhos dos imigrantes.
falta de segurança existente no transporte público urbano.
Gabarito:
indignação diante do desrespeito à diversidade.
a) CORRETA, considerando que a canção, já em sua segunda estrofe, faz questionamentos sobre quem vai se responsabilizar pelo crime xenofóbico ocorrido, e termina, em seus últimos versos, dizendo que a pessoa que cometeu o crime ainda continua solto. Isso indica que há um tom indignado pela impunidade vista diante de um ato triste como esse.
b) INCORRETA, visto que a violência não é colocada como característica, pelo contrário, no trecho "muchas mentes ante um acto xenofóbico sin precedentes." entendemos que o que houve foi singular de forma negativa.
c) INCORRETA, já que o misticismo não é revelado no texto. O termo "ángel de color diferente" é apenas uma alegoria para representar a pessoa que foi vítima de xenofobia.
d) INCORRETA, uma vez que o sonho mencionado na canção pode ser entendido como o sonho daquela pessoa específica, sonho este que terminou em pesadelo. Dessa forma, não é possível relacionar o sonho à população de maneira geral.
e) INCORRETA, dado que o transporte público (el metro de Barcelona) foi apenas o local onde ocorreu o crime, não é realmente o foco da canção.
(ENEM - 2015)
Exmº Sr. Governador:
Trago a V. Exa. um resumo dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Palmeira dos Índios em 1928.
[...]
ADMINISTRAÇÃO
Relativamente à quantia orçada, os telegramas custaram pouco. De ordinário vai para eles dinheiro considerável. Não há vereda aberta pelos matutos que prefeitura do interior não ponha no arame, proclamando que a coisa foi feita por ela; comunicam-se as datas históricas ao Governo do Estado, que não precisa disso; todos os acontecimentos políticos são badalados. Porque se derrubou a Bastilha - um telegrama; porque se deitou pedra na rua - um telegrama; porque o deputado F. esticou a canela - um telegrama.
Palmeira dos Índios, 10 de janeiro de 1929.
GRACILlANO RAMOS
RAMOS, G. Viventes das Alagoas. São Paulo: Martins Fontes, 1962.
O relatório traz a assinatura de Graciliano Ramos, na época, prefeito de Palmeira dos Índios, e é destinado ao governo do estado de Alagoas. De natureza oficial, o texto chama a atenção por contrariar a norma prevista para esse gênero, pois o autor
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(ENEM - 2015)
Um dia, meu pai tomou-me pela mão, minha mãe beijou-me a testa, molhando-me de lágrimas os cabelos e eu parti.
Duas vezes fora visitar o Ateneu antes da minha instalação.
Ateneu era o grande colégio da época. Afamado por um sistema de nutrido reclame, mantido por um diretor que de tempos a tempos reformava o estabelecimento, pintando-o jeitosamente de novidade, como os negociantes que liquidam para recomeçar com artigos de última remessa; o Ateneu desde muito tinha consolidado crédito na preferência dos pais, sem levar em conta a simpatia da meninada, a cercar de aclamações o bombo vistoso dos anúncios.
O Dr. Aristarco Argolo de Ramos, da conhecida família do Visconde de Ramos, do Norte, enchia o império com o seu renome de pedagogo. Eram boletins de propaganda pelas províncias, conferências em diversos pontos da cidade, a pedidos, à substância, atochando a imprensa dos lugarejos, caixões, sobretudo, de livros elementares, fabricados às pressas com o ofegante e esbaforido concurso de professores prudentemente anônimos, caixões e mais caixões de volumes cartonados em Leipzig, inundando as escolas públicas de toda a parte com a sua invasão de capas azuis, róseas, amarelas, em que o nome de Aristarco, inteiro e sonoro, oferecia-se ao pasmo venerador dos esfaimados de alfabeto dos confins da pátria. Os lugares que os não procuravam eram um belo dia surpreendidos pela enchente, gratuita, espontânea, irresistível! E não havia senão aceitar a farinha daquela marca para o pão do espírito.
POMPEIA, R. O Ateneu. São Paulo: Scipione, 2005.
Ao descrever o Ateneu e as atitudes de seu diretor, o narrador revela um olhar sobre a inserção social do colégio demarcado pela
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Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito. Então surgiram os números racionais e a História, organizando os eventos sem sentido. A fome desde sempre, das coisas e das pessoas. Foram inventados o calmante e o estimulante. E alguém apagou a luz. E cada um se vira como pode, arrancando as cascas das feridas que alcança.
BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, I. (Org.). Os cem melhores contos do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
A narrativa enxuta e dinâmica de Fernando Bonassi configura um painel evolutivo da história da humanidade. Nele, a projeção do olhar contemporâneo manifesta uma percepção que
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(ENEM - 2015)
Tudo era harmonioso, sólido, verdadeiro. No princípio. As mulheres, principalmente as mortas do álbum, eram maravilhosas. Os homens, mais maravilhosos ainda, ah, difícil encontrar família mais perfeita. A nossa família, dizia a bela voz de contralto da minha avó. Na nossa família, frisava, lançado em redor olhares complacentes, lamentando os que não faziam parte do nosso clã. [...]
Quando Margarida resolveu contar os podres todos que sabia naquela noite negra da rebelião, fiquei furiosa. [...]
É mentira, é mentira!, gritei tapando os ouvidos. Mas Margarida seguia em frente: tio Maximiliano se casou com a inglesa de cachos só por causa do dinheiro, não passava de um pilantra, a loirinha feiosa era riquíssima. Tia Consuelo? Ora, tia Consuelo chorava porque sentia falta de homem, ela queria homem e não Deus, ou o convento ou o sanatório. O dote era tão bom que o convento abriu-lhe as portas com loucura e tudo. “E tem mais coisas ainda, minha queridinha”, anunciou Margarida fazendo um agrado no meu queixo. Reagi com violência: uma agregada, uma cria e, ainda por cima, mestiça. Como ousava desmoralizar meus heróis?
TELLES, L. F. A estrutura da bolha de sabão. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
Representante da ficção contemporânea, a prosa de Lygia Fagundes Telles configura e desconstrói modelos sociais. No trecho, a percepção do núcleo familiar descortina um(a)
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