(ENEM - 2023)
“Caramelos” en sus suelos
Las tierras de España, tu vista enamoran; | |
sus gentes; te amistan; ¿“cocinas”?, ¡“te molan”! | |
¿El plato común?, ¡pues «tortilla/patatas»!; | |
en bares, figones, o tascas, ¡las «tapas»!; | |
“sabor nacional”, ¡el «gazpacho», sus «vinos», | |
«sangría», y «jamón» de sabrosos cochinos! | |
(Cual “sellos”, te grabas sus «Típicos Platos»; | |
¡sabrás por dó pasas, por sólo tu olfato!, | |
¡si en cada lugar, un sabor peculiar, | |
“al paso” cautiva tu buen paladar!). | |
¡Son más que “recetas”!, ¡será “alegoría”!, | |
¡será “identidad”! (¡hay “reserva” en su «Guía»!); | |
son platos allende un “timón conductor”, | |
¡son mar, ríos, sierras!, ¡son valles, son flor!, | |
¡y aportan “Conventos” a gastronomía, | |
sus «dulces»! (sabor “celestial”, ¡de ambrosía!). | |
QUIROZ Y LÓPEZ, M. Disponível em: https://pt.calameo.com. Acesso em: 25 out. 2021. |
Nesse poema, o eu poético enaltece a
característica amistosa do povo espanhol.
beleza das paisagens naturais da Espanha.
variedade de pratos na gastronomia espanhola.
relação entre os sentidos do paladar e do olfato na gastronomia.
gastronomia como representação da identidade cultural de um povo.
Gabarito:
gastronomia como representação da identidade cultural de um povo.
a) INCORRETA, uma vez que a simpatia do povo espanhol não é enaltecida no poema, apenas brevemente mencionada.
b) INCORRETA, posto que as paisagens naturais não são o ponto principal do poema, elas são mencionadas, mas estão totalmente ligadas à questão gastronômica no trecho. Isso fica ainda mais claro quando vemos que estão acompanhadas de "son", ou seja, elas "são" algo.
c) INCORRETA, dado que, apesar de o poema falar de uma variedade, não é somente isso que ele faz, especialmente considerando a terceira estrofe do poema, onde a gastronomia é elevada a um patamar diferente.
d) INCORRETA, já que o paladar e o olfato na gastronomia não são o foco do poema, eles são indicados de maneira associada aos pratos típicos mencionados. O que é enaltecido é realmente a gastronomia, não os sentidos.
e) CORRETA, pois no trecho vemos indicações de vários pratos típicos da gastronomia espanhola, mas além disso, o que nos conduz à essa alternativa é o trecho "¡Son más que “recetas”!, ¡será “alegoría”!, / ¡será “identidad”! (¡hay “reserva” en su «Guía»!);". A identidade do povo espanhol está sendo atrelada aos pratos típicos, são realmente alegorias que os caracterizam culturalmente.
(ENEM - 2015)
Exmº Sr. Governador:
Trago a V. Exa. um resumo dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Palmeira dos Índios em 1928.
[...]
ADMINISTRAÇÃO
Relativamente à quantia orçada, os telegramas custaram pouco. De ordinário vai para eles dinheiro considerável. Não há vereda aberta pelos matutos que prefeitura do interior não ponha no arame, proclamando que a coisa foi feita por ela; comunicam-se as datas históricas ao Governo do Estado, que não precisa disso; todos os acontecimentos políticos são badalados. Porque se derrubou a Bastilha - um telegrama; porque se deitou pedra na rua - um telegrama; porque o deputado F. esticou a canela - um telegrama.
Palmeira dos Índios, 10 de janeiro de 1929.
GRACILlANO RAMOS
RAMOS, G. Viventes das Alagoas. São Paulo: Martins Fontes, 1962.
O relatório traz a assinatura de Graciliano Ramos, na época, prefeito de Palmeira dos Índios, e é destinado ao governo do estado de Alagoas. De natureza oficial, o texto chama a atenção por contrariar a norma prevista para esse gênero, pois o autor
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(ENEM - 2015)
Um dia, meu pai tomou-me pela mão, minha mãe beijou-me a testa, molhando-me de lágrimas os cabelos e eu parti.
Duas vezes fora visitar o Ateneu antes da minha instalação.
Ateneu era o grande colégio da época. Afamado por um sistema de nutrido reclame, mantido por um diretor que de tempos a tempos reformava o estabelecimento, pintando-o jeitosamente de novidade, como os negociantes que liquidam para recomeçar com artigos de última remessa; o Ateneu desde muito tinha consolidado crédito na preferência dos pais, sem levar em conta a simpatia da meninada, a cercar de aclamações o bombo vistoso dos anúncios.
O Dr. Aristarco Argolo de Ramos, da conhecida família do Visconde de Ramos, do Norte, enchia o império com o seu renome de pedagogo. Eram boletins de propaganda pelas províncias, conferências em diversos pontos da cidade, a pedidos, à substância, atochando a imprensa dos lugarejos, caixões, sobretudo, de livros elementares, fabricados às pressas com o ofegante e esbaforido concurso de professores prudentemente anônimos, caixões e mais caixões de volumes cartonados em Leipzig, inundando as escolas públicas de toda a parte com a sua invasão de capas azuis, róseas, amarelas, em que o nome de Aristarco, inteiro e sonoro, oferecia-se ao pasmo venerador dos esfaimados de alfabeto dos confins da pátria. Os lugares que os não procuravam eram um belo dia surpreendidos pela enchente, gratuita, espontânea, irresistível! E não havia senão aceitar a farinha daquela marca para o pão do espírito.
POMPEIA, R. O Ateneu. São Paulo: Scipione, 2005.
Ao descrever o Ateneu e as atitudes de seu diretor, o narrador revela um olhar sobre a inserção social do colégio demarcado pela
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Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito. Então surgiram os números racionais e a História, organizando os eventos sem sentido. A fome desde sempre, das coisas e das pessoas. Foram inventados o calmante e o estimulante. E alguém apagou a luz. E cada um se vira como pode, arrancando as cascas das feridas que alcança.
BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, I. (Org.). Os cem melhores contos do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
A narrativa enxuta e dinâmica de Fernando Bonassi configura um painel evolutivo da história da humanidade. Nele, a projeção do olhar contemporâneo manifesta uma percepção que
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(ENEM - 2015)
Tudo era harmonioso, sólido, verdadeiro. No princípio. As mulheres, principalmente as mortas do álbum, eram maravilhosas. Os homens, mais maravilhosos ainda, ah, difícil encontrar família mais perfeita. A nossa família, dizia a bela voz de contralto da minha avó. Na nossa família, frisava, lançado em redor olhares complacentes, lamentando os que não faziam parte do nosso clã. [...]
Quando Margarida resolveu contar os podres todos que sabia naquela noite negra da rebelião, fiquei furiosa. [...]
É mentira, é mentira!, gritei tapando os ouvidos. Mas Margarida seguia em frente: tio Maximiliano se casou com a inglesa de cachos só por causa do dinheiro, não passava de um pilantra, a loirinha feiosa era riquíssima. Tia Consuelo? Ora, tia Consuelo chorava porque sentia falta de homem, ela queria homem e não Deus, ou o convento ou o sanatório. O dote era tão bom que o convento abriu-lhe as portas com loucura e tudo. “E tem mais coisas ainda, minha queridinha”, anunciou Margarida fazendo um agrado no meu queixo. Reagi com violência: uma agregada, uma cria e, ainda por cima, mestiça. Como ousava desmoralizar meus heróis?
TELLES, L. F. A estrutura da bolha de sabão. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
Representante da ficção contemporânea, a prosa de Lygia Fagundes Telles configura e desconstrói modelos sociais. No trecho, a percepção do núcleo familiar descortina um(a)
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