(UFES-2002) Em meio a opiniões favoráveis ou contrárias aos estrangeirismos, o uso de palavras de outras línguas, como se observa na tirinha abaixo, é corrente no português do Brasil
Assinale a alternativa que NÃO contém estrangeirismo:
“[...] Era impressionante o seu mister de busca incessante de recursos para construir o novo prédio e depois para continuar de pé aquela importante obra.” (Alencar Garcia de Freitas, A Gazeta - 6/8/2001)
“[...] Em dezembro de 1998 o quadro mundial era mais tenso [...] e o Brasil conseguiu US$ 41 bilhões do fundo e de um pool de bancos.” (Ângelo Passos, A Gazeta - 6/8/2001)
“[...] A crise ganha status de vírus letal, contra o qual não há remédio e cura.” (Milton Mira Assumpção, A Gazeta - 22/8/2001)
“[...] O momento da eleição, longe de ser motivo de reflexão, de troca de idéias entre os eleitores [...] transforma-se num grande show.” (Sérgio Fonseca, A Gazeta - 2/9/2001)
“[...] No mesmo período, o sistema portuário do Estado ocupou segundo lugar no ranking nacional em valor de produtos embarcados.” (A Gazeta - 4/9/2001)
Gabarito:
“[...] Era impressionante o seu mister de busca incessante de recursos para construir o novo prédio e depois para continuar de pé aquela importante obra.” (Alencar Garcia de Freitas, A Gazeta - 6/8/2001)
Assinale a alternativa que NÃO contém estrangeirismo:
“[...] Era impressionante o seu mister de busca incessante de recursos para construir o novo prédio e depois para continuar de pé aquela importante obra.” (Alencar Garcia de Freitas, A Gazeta - 6/8/2001) Comentário: alternativa correta. A frase da alternativa A não apresenta nenhum termo ligado ao estrangerismo, ou seja, a utilização de palavras estrangeiras no idioma português.
“[...] Em dezembro de 1998 o quadro mundial era mais tenso [...] e o Brasil conseguiu US$ 41 bilhões do fundo e de um pool de bancos.” (Ângelo Passos, A Gazeta - 6/8/2001) Comentário: alternativa incorreta. A frase da alternativa B apresenta a palavra "pool" de origem inglesa dentro do léxico do português.
“[...] A crise ganha status de vírus letal, contra o qual não há remédio e cura.” (Milton Mira Assumpção, A Gazeta - 22/8/2001) Comentário: alternativa incorreta. A frase da alternativa C apresenta a palavra "status" de origem inglesa dentro do léxico do português.
“[...] O momento da eleição, longe de ser motivo de reflexão, de troca de idéias entre os eleitores [...] transforma-se num grande show.” (Sérgio Fonseca, A Gazeta - 2/9/2001) Comentário: alternativa incorreta. A frase da alternativa D apresenta a palavra "show" de origem inglesa dentro do léxico do português.
“[...] No mesmo período, o sistema portuário do Estado ocupou segundo lugar no ranking nacional em valor de produtos embarcados.” (A Gazeta - 4/9/2001) Comentário: alternativa incorreta. A frase da alternativa E apresenta a palavra "ranking" de origem inglesa dentro do léxico do português.
(Ufes 1999) Um asteroide de massa igual a 5×1010 toneladas se aproxima de um planeta de massa igual a 1024 kg, com uma velocidade de 100km/s medida no referencial do planeta. Se o choque é perfeitamente inelástico, a energia liberada pela colisão é, aproximadamente:
Ver questão
(UFES 1999) Uma partícula pontual realiza, na vertical, um movimento harmônico simples (MHS), dado por
y(t) = A . cos(ω . t).
O plano de oscilação da partícula é perpendicular ao eixo principal (eixo x) de um espelho esférico côncavo Gaussiano e está a uma distância do vértice igual a três
vezes a distância focal do espelho. Determine a freqüência angular de oscilação da imagem da partícula; a amplitude de oscilação da imagem; a diferença de fase Δφ entre o movimento de oscilação da partícula e o da sua imagem.
(UFES - 1982) O triplo do complemento de um ângulo é igual à terça parte do suplemento deste ângulo. Este ângulo mede:
Ver questão