Questão 62659

(UEMG - 2006)

Leia, a seguir, a epígrafe do conto O Edifício, que integra a obra O Pirotécnico Zacarias:

“Chegará o dia em que os teus pardieiros se transformarão em edifícios; naquele dia ficarás fora da lei.” – Miquéias, VII, 11. 

Indique, abaixo, a alternativa cujo trecho se associa diretamente a esta epígrafe. 

 

A

“Empolgado por um delirante contentamento, o engenheiro distribuía gratificações, desfazia-se em gentilezas com o pessoal, vagava pelas escadas, debruçava-se nas janelas, dava pulos (…)” 

B

“Inquietante expectativa marcou a aproximação do 800º. pavimento. (…) Homens e mulheres, indiscriminadamente, se atracaram com ferocidade, transformando o salão num amontoado de destroços. Enquanto cadeiras e garrafas cortavam o ar, o engenheiro, aflito, lutava para acalmar os ânimos. Um objeto pesado atingiu-o na cabeça(…)”

C

“Para prolongar o sabor do triunfo, que o cansaço começava solapar, ocorreu-lhe redigir um circunstanciado relatório aos diretores da Fundação, contando os pormenores da vitória. Demonstraria também a impossibilidade de surgir, no futuro, outras profecias que pudessem embaraçar o prosseguimento das obras.”

D

“A fim de estimular a camaradagem entre os que lidavam na construção, desenvolviam-se aos domingos alegres programas sociais. Devido a esse e outros fatores, tudo corria tranqüilamente, encaminhando-se a obra para as etapas previstas.”

Gabarito:

“Inquietante expectativa marcou a aproximação do 800º. pavimento. (…) Homens e mulheres, indiscriminadamente, se atracaram com ferocidade, transformando o salão num amontoado de destroços. Enquanto cadeiras e garrafas cortavam o ar, o engenheiro, aflito, lutava para acalmar os ânimos. Um objeto pesado atingiu-o na cabeça(…)”



Resolução:

A questão demanda do aluno que ele associe o sentido da epígrafe do livro com uma das sentenças apresentadas nas questões. Para isso, é preciso que ele entenda o que foi dito anteriormente. Na epígrafe, vemos que, ao dizer "Chegará o dia em que os teus pardieiros se transformarão em edifícios; naquele dia ficarás fora da lei." o autor expõe a transformação de edifícios velhos ou arruinados (pardieiros) em edifícios novos e modernos. Na sequência, é posto que quando esse dia chegar estes prédios ficarão fora de controle, isto é, o dono anterior não terá mais poder de domínio sobre estes antigos prédios. Tendo isso em vista, observamos qual questão mais se aproxima dessa ideia.

A ALTERNATIVA A está incorreta, porque a ideia que é transmitida pela sentença é de alegria, empolgação, bônus e gentilezas, o que não abre espaço para a falta de controle.

A ALTERNATIVA B é a correta, pois a ideia de 800º pavimento (que já indica que se trata de um edifício) e a instauração do caos da cena apresentada (através de expressões como "atacam com ferocidade", "destroços" "luta") se assemelham com a ideia da epígrafe do enunciado.

A ALTERNATIVA C está incorreta, pois a ideia central dessa citação é a do "triunfo" e, também, que a Fundação e os colaboradores têm o controle sobre eventuais desvios que podem ocorrer, o que vai de encontro à ideia exposta pelo enunciado.

A ALTERNATIVA D está incorreta, pois os tópicos proeminentes na citação são a questão da "camaradagem", "tranquilidade", desenvolvimento em conjunto, e outras, o que vai contra a perspectiva do caos e da fuga de controle exposta pela epígrafe



Questão 1818

(UEMG-2006)

Assinale a alternativa em que o(s) termo(s) em negrito do fragmento citado NÃO contém (êm) traço(s) da função emotiva da linguagem.

 

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Questão 2323

(Uemg 2010) Leia atentamente os versos a seguir e, depois, faça o que é pedido.

Eu sei que vou te amar


Eu sei que vou te amar

Por toda a minha vida eu vou te amar

Em cada despedida, eu vou te amar

Desesperadamente, eu sei que vou te amar



E cada verso meu será

Pra te dizer

Que eu sei que vou te amar

Por toda a minha vida



Eu sei que vou chorar

A cada ausência tua, eu vou chorar

Mas cada volta tua há de apagar

O que esta tua ausência me causou



Eu sei que vou sofrer

A eterna desventura de viver

À espera de viver ao lado teu

Por toda a minha vida

(Vinícius de Morais e Tom Jobim)

No texto dessa letra de música (MPB), observa-se a presença da linguagem coloquial, quando o leitor verifica

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Questão 2328

(Uemg 2015) Considerando a análise de aspectos linguísticos dos trechos abaixo, extraídos da obra “Você Verá”, marque (V) para os comentários verdadeiros e (F) para os falsos. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

( ) Em “Acho a astrologia a ciência dos tolos, e, até prova em contrário, não me considero um deles.” Houve um desvio da norma padrão, que prescreve como certa a expressão “até provem o contrário”, em substituição à expressão sublinhada.

( ) Em “Foi um morticínio, uma coisa que ninguém na região nunca vira(...)”, a palavra morticínio significa assassinato em série.

morticínio significa assassinato em série.

( ) O que aconteceu com o nome do narrador do conto Bem - Stanislaw > Lauro > Lau > Stan - é um fenômeno linguístico semelhante ao ocorrido com o pronome de tratamento Vossa Mercê - Vosmecê > você > cê.

( ) Em “(...) que direito tinha o Bem de se tornar milionário?”, o pronome sublinhado aparece anteposto ao verbo (próclise), uma vez que a preposição o atrai, segundo a norma padrão.

( ) Em “(...) quando a mãe a levava à matinê.” e “(...) pois ainda escutava em mim as risadas”, os pronomes sublinhados são classificados, respectivamente, como oblíquo  átono e oblíquo tônico.

( ) Em “Minha mãe sempre dizia: 'Deus protege quem trabalha’”, a regência do verbo proteger não está de acordo com a norma padrão, uma vez que ele é transitivo indireto e, por isso, rege preposição, como em: 'Deus protege a quem trabalha’”.

 

A sequência correta é

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Questão 3253

(UEMG - 2013)

The Birth of a Storyteller

Jackie Torrence spent her childhood in North Carolina, in the southern part of the United States. She was a shy child because she had problems with her teeth, which made it hard for her to talk. Other children teased her because of her speech problem, so she spent much of her childhood playing alone. One of Jackie’s favorite games was to pretend she was on television. She told stories out loud using gestures and dramatic voices. At school, Jackie soon learned that she was good at writing stories, and with the help of her favorite teacher, she started to work on improving her speech.

Jackie’s first storytelling performance was in a library. She was working as a librarian and was asked to entertain a group of children. Jackie told them a story and they loved it! Before long, she began telling stories within her community. Many of her stories came from old American and African-American folktales. Eventually, she started telling stories across North America.

As Jackie’s fame increased, her health decreased. She now has to use a wheelchair, but this has not stopped her storytelling career. Jackie’s stories have been published in books, magazines, and newspapers and she has appeared on radio and television. She has won awards for nine of her sound recordings and three of her television specials.

Adapted from NorthStar 3: Listening and Speaking, 2nd Edition (Longman, p. 57), Helen S. Solórzano and Jennifer P. L. Schmidt.

 

In the sentence, “She has won awards for nine of her sound recordings and three of her television specials”, the underlined expression shows that  

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