(UFSJ 2006)
Conforme Aristóteles, existem três tipos principais de vida, que são
a dos gozos, que identifica o bem e a felicidade com a inatividade; a política, cuja finalidade são os ganhos, e a contemplativa.
a dos prazeres, cuja felicidade se identifica com as riquezas; a da política, cuja finalidade é a reflexão sobre questões políticas, e a inativa.
a política, cuja finalidade são as riquezas; a reflexiva, que trata das questões políticas, e a dos prazeres ou inativa.
a dos gozos, que identifica o bem e a felicidade com o prazer; a da política, cuja finalidade é identificada com a honra, e a contemplativa.
Gabarito:
a dos gozos, que identifica o bem e a felicidade com o prazer; a da política, cuja finalidade é identificada com a honra, e a contemplativa.
d) Correta. a dos gozos, que identifica o bem e a felicidade com o prazer; a da política, cuja finalidade é identificada com a honra, e a contemplativa.
Aristóteles, observando que não existe um consenso sobre o conceito de felicidade, identificou três modos principais de vida, cada qual com uma percepção distinta acerca da felicidade.
O primeiro modo de vida seria a vida dos gozos, guiada pelo prazer. A maior parte das pessoas vive assim, acreditando que o bem e a felicidade são sinônimos de satisfação de impulsos (assim como para os outros animais). Por isso, Aristóteles associa esse tipo de vida com a escravidão.
O segundo modo de vida seria a vida política. Nesta, as pessoas buscam honrarias e grandes feitos para que sejam reconhecidas pelos demais, como se a felicidade dependesse do olhar do outro. Essas pessoas consideram que a ação humana não é suficiente para conduzir à felicidade e depende de uma interpretação, de alguém que a valide. Aristóteles aponta que estas pessoas, na verdade, querem provar para si mesmas que são, de fato, boas e não buscam honra, mas sim riquezas (que não trazem felicidade, tendo sua utilidade como instrumentos para se alcançar alguma outra coisa).
A terceira e mais elevada forma de vida seria a vida contemplativa. Aproxima-se mais da real finalidade humana, uma vez que as pessoas que vivem assim (como sábios e filósofos), orientadas pelo exercício da razão, buscam o bem em si mesmo e não por desejar algo a mais a partir dele. Este modo de vida seria puramente racional, por meio do qual o ser humano age de acordo com sua mais elevada faculdade (a razão), em busca do bem que seria sua finalidade (o sumo bem). Seria o modo de vida mais feliz para o ser humano, constituindo a felicidade.
(UFSJ - 2013) Considerando os valores de θ, para os quais a expressão é definida, é CORRETO afirmar que ela é sempre igual a
Ver questão
(Ufsj 2012) Sendo x um arco tal que 0 ≤ x < 2π e , é CORRETO afirmar que
Ver questão(Ufsj 2012) A propulsão de motores por biocombustíveis, a produção de PET para embalagens, a efervescência provocada pela adição de um comprimido antiácido em água e a corrosão do cobre são, respectivamente, exemplos de reações DE
Ver questão
(UFSJ - 2008) A partir de dados econômicos divulgados na imprensa no dia 20 de julho de 2007, admite-se que, nos últimos 12 meses, o rendimento médio de aplicações na Bolsa de Valores de São Paulo, a IBOVESPA, foi de 17,3%, e que o rendimento da caderneta de poupança, no mesmo período, foi de 3,3%. Um certo investidor aplicou R$ 1 000,00 na bolsa e este mesmo valor na caderneta de poupança, durante um período de dois anos. Sob o regime anual de juros compostos, considerando-se que essas instituições não fazem arredondamento dos rendimentos e não se levando em conta outros fatores, a diferença de rendimentos nessas duas aplicações, ao final do período de aplicação, em reais, será igual a
Ver questão