(UFPA 2008) Em humanos, a fecundação ou fertilização é o evento responsável pela
origem de um novo ser. Os principais eventos que ocorrem após a entrada do espermatozoide
no óvulo são:
I. O óvulo termina a divisão meiótica, ocorre a formação do pró-núcleo feminino e a união
desse com o pró-núcleo masculino.
II. O zigoto contém uma nova combinação de cromossomos diferente de ambos os pais.
III. O zigoto sofre a primeira divisão mitótica, a qual resulta na formação de dois blastômeros, que é o início do desenvolvimento embrionário.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são)
I e II.
I e III.
II e III.
somente III.
I, II e III.
Gabarito:
I, II e III.
I. O óvulo termina a divisão meiótica, ocorre a formação do pró-núcleo feminino e a união desse com o pró-núcleo masculino.
Correta. O fim da divisão meiótica do ovócito só ocorre após a fecundação e formação do segundo corpúsculo polar.
II. O zigoto contém uma nova combinação de cromossomos diferente de ambos os pais.
Correta. Cada um dos gametas carrega consigo um conjunto haploide de cromossomos parentais que se misturam dando, então, origem a uma nova combinação cromossômica no zigoto.
III. O zigoto sofre a primeira divisão mitótica, a qual resulta na formação de dois blastômeros, que é o início do desenvolvimento embrionário.
Correta. Os blastômeros darão origem, após sucessivas mitoses, à morula.
(Ufpa 2012) O monólogo dramático “O pranto de Maria Parda”, de Gil Vicente, é um desses textos emblemáticos da produção de um dos mais respeitáveis autores portugueses. A peça dispõe de um conteúdo pelo qual perpassam variados sentidos, ligados a problemas sociais, a preconceito, à paródia, ao grotesco, enfim, nela se encontra uma espécie de mosaico de informações de toda ordem. A riqueza de questões suscitadas no monólogo ainda hoje pode ser considerada, como é da natureza do texto vicentino, de atualidade indiscutível.
Com base no comentário acima, é correto afirmar, relativamente à linguagem e ao conteúdo da peça de Gil Vicente, que
Ver questão
(Ufpa 2012) “CREPUSCULAR”
Camilo Pessanha é considerado o expoente máximo da poesia simbolista portuguesa. Os seus versos reúnem o que há de mais marcante nesse estilo de época por traduzirem sugestões, imagens visuais, sonoras e estados de alma, além de notória ausência de elementos que se detenham em descrição ou em referência objetiva.
É correto afirmar que os versos do soneto “Crepuscular” transcritos nas opções, a seguir, traduzem as considerações postas nesses comentários, com exceção de:
Ver questão
(UFPA - 1985) O perímetro da base de uma pirâmide hexagonal regular é 24 m; e a altura 6 m. O volume dessa pirâmide mede:
Ver questão