(CESMAC - 2019) Cianobactérias e euglenoides têm em comum o fato de:
serem organismos procariontes unicelulares.
habitarem a água doce e locomoverem-se por flagelos.
possuírem vacúolo contrátil que elimina o excesso de água.
apresentarem nutrição autotrófica e heterotrófica.
fixarem gás carbônico e liberarem oxigênio para a atmosfera.
Gabarito:
fixarem gás carbônico e liberarem oxigênio para a atmosfera.
a) Incorreta. As euglenas são protistas, portanto são eucariontes.
b) Incorreta. Cianobactérias não possuem flagelos.
c) Incorreta. Cianobactérias não possuem vacúolo contrátil.
d) Incorreta. Cianobactérias são apenas autotróficas.
e) Correta. Tanto as cianobactérias quanto as euglenófitas possuem pigmentos clorofila que permitem que esses organismos realizem fotossíntese, o que significa que fixam carbono através de CO2 e liberam gás oxigênio (O2) para o ambiente. As cianobactérias são procariontes e as euglenas são eucariotos protistas unicelulares. Ambos vivem em ambientes aquáticos marinhos e de água doce.
(CESMAC-2016) A cisticercose é uma doença parasitária comum em países pobres, cujas condições higiênico-sanitárias de produção alimentícia são precárias. Sobre o parasita causador dessa doença, não é correto afirmar que:
Ver questão
(CESMAC - 2018)
Uma seção da artéria aorta de uma pessoa apresenta um fluxo sanguíneo de 0,1 L/s. Considere que essa pessoa possui 6,0 x 1012 hemácias por litro de sangue. Qual é a ordem de grandeza do número de hemácias que flui através dessa seção da aorta durante um minuto?
(CESMAC - 2018) Em uma cidade com 800 mil habitantes, cada pessoa produz diariamente uma média de 0,962 kg de resíduos sólidos. Quantas toneladas de resíduos sólidos são gerados mensalmente nesta cidade? Admita que o mês tenha 30 dias e indique a potência de dez mais próxima do valor obtido, em toneladas.
Ver questão