(UFPA 2009) Auguste Comte identificou os movimentos vitais da sociedade como dinâmicos e estáticos. Em relação a esses movimentos, é correto afirmar que o movimento dinâmico
se refere à velocidade na produção industrial da Europa do século XIX.
representa mudanças nos modos de vida em sociedade para formas mais complexas.
preserva a base de todas as instituições sociais totalizantes.
proporciona a coesão das instituições e a competição entre os indivíduos
incentiva a manutenção da ordem, valendo-se de modos tradicionais de viver em sociedade.
Gabarito:
representa mudanças nos modos de vida em sociedade para formas mais complexas.
A) Incorreta. O movimento dinâmico não se relaciona com velocidade de produção de uma sociedade.
B) Correta. A dinâmica socia dedica-se a estudar o modo como as sociedades caminham através das suas etapas de desenvolvimento; estuda a vida em movimento criador do progresso. Tem como objetivo estabelecer as leis da mudança social.
C) Incorreta. A dinâmica social não busca preservar nada, apenas estudar o movimento do desenvolvimento de uma dada sociedade.
D) Incorreta. A dinâmica social não cumpre nenhuma função no estabelecimento da coesão entre os indivíduos ou estimula a competição.
E) Incorreta. Isso soa mais como a estática social, a qual estuda as condições de existência da sociedade, do que com a dinâmica social.
(Ufpa 2012) O monólogo dramático “O pranto de Maria Parda”, de Gil Vicente, é um desses textos emblemáticos da produção de um dos mais respeitáveis autores portugueses. A peça dispõe de um conteúdo pelo qual perpassam variados sentidos, ligados a problemas sociais, a preconceito, à paródia, ao grotesco, enfim, nela se encontra uma espécie de mosaico de informações de toda ordem. A riqueza de questões suscitadas no monólogo ainda hoje pode ser considerada, como é da natureza do texto vicentino, de atualidade indiscutível.
Com base no comentário acima, é correto afirmar, relativamente à linguagem e ao conteúdo da peça de Gil Vicente, que
Ver questão
(Ufpa 2012) “CREPUSCULAR”
Camilo Pessanha é considerado o expoente máximo da poesia simbolista portuguesa. Os seus versos reúnem o que há de mais marcante nesse estilo de época por traduzirem sugestões, imagens visuais, sonoras e estados de alma, além de notória ausência de elementos que se detenham em descrição ou em referência objetiva.
É correto afirmar que os versos do soneto “Crepuscular” transcritos nas opções, a seguir, traduzem as considerações postas nesses comentários, com exceção de:
Ver questão
(UFPA - 1985) O perímetro da base de uma pirâmide hexagonal regular é 24 m; e a altura 6 m. O volume dessa pirâmide mede:
Ver questão