(Ufes 2010)
Complete the following sentences with one of the words in the box. Do not repeat any word.
any – anyone – anything – no – no one – none – some – someone
1. He pointed out _______________ similar examples in linguistic practice in ancient Egypt.
2. Researchers tried to carry out an investigation of the effects of texting on younger children, but found _______________ willing to cooperate.
3. Shakespeare could have used _______________ deviation from the norm in his text and he would still be acclaimed as a genius.
4. _______________ modern scientist would dare to deny that the changes described in Darwin’s evolutionary theory happened gradually.
5. The carelessness of academic jargon is clear evidence that in the realm of language _______________ might be acceptable.
A sequência correta que preenche as lacunas de 1 a 5, respectivamente, é:
some - no one - any - no
some - none - anyone - none
any - none - anyone - no
any - no one - none - none
Gabarito:
some - no one - any - no
(UFES-2002) Em meio a opiniões favoráveis ou contrárias aos estrangeirismos, o uso de palavras de outras línguas, como se observa na tirinha abaixo, é corrente no português do Brasil
Assinale a alternativa que NÃO contém estrangeirismo:
Ver questão(Ufes 1999) Um asteroide de massa igual a 5×1010 toneladas se aproxima de um planeta de massa igual a 1024 kg, com uma velocidade de 100km/s medida no referencial do planeta. Se o choque é perfeitamente inelástico, a energia liberada pela colisão é, aproximadamente:
Ver questão
(UFES 1999) Uma partícula pontual realiza, na vertical, um movimento harmônico simples (MHS), dado por
y(t) = A . cos(ω . t).
O plano de oscilação da partícula é perpendicular ao eixo principal (eixo x) de um espelho esférico côncavo Gaussiano e está a uma distância do vértice igual a três
vezes a distância focal do espelho. Determine a freqüência angular de oscilação da imagem da partícula; a amplitude de oscilação da imagem; a diferença de fase Δφ entre o movimento de oscilação da partícula e o da sua imagem.
(UFES - 1982) O triplo do complemento de um ângulo é igual à terça parte do suplemento deste ângulo. Este ângulo mede:
Ver questão