(Ufpa 2010) Acreditava-se nos primórdios da Sociologia, como aliás com relação às Ciências Sociais de uma maneira geral, ser possível atingir a mesma neutralidade e objetividade que se imaginava poder atingir nas ciências naturais. Por isso essa nova ciência da sociedade recebeu inicialmente o nome de Física Social e só posteriormente passou a ser denominada de Sociologia. Entre as alternativas abaixo, a única que não expressa uma perspectiva desse momento inicial da Sociologia é:
Os métodos das Ciências Naturais poderiam e deveriam ser aplicados aos estudos sobre a sociedade.
Havia a necessidade de desenvolver técnicas racionais para controlar os conflitos criados pelas sucessivas crises do século XIX.
A única fonte legítima da Ciência seria a experiência externa. O testemunho da consciência e as experiências subjetivas, como fonte de observação científica, não tinham valor.
Acreditava-se que seria necessário compreender e controlar racionalmente a natureza com o objetivo de encontrar mecanismos capazes de promover a preservação do meio ambiente, pois já se previa que os danos ambientais causados pela aplicação da tecnologia na esfera da produção podem causar sérias consequências às gerações futuras.
O fundamento inicial da Sociologia era o método positivo, alicerçado em um conjunto hierarquizado de ciências. Na larga base dessas ciências encontrava-se a Matemática e, em seu vértice, a Sociologia.
Gabarito:
Acreditava-se que seria necessário compreender e controlar racionalmente a natureza com o objetivo de encontrar mecanismos capazes de promover a preservação do meio ambiente, pois já se previa que os danos ambientais causados pela aplicação da tecnologia na esfera da produção podem causar sérias consequências às gerações futuras.
(Ufpa 2012) O monólogo dramático “O pranto de Maria Parda”, de Gil Vicente, é um desses textos emblemáticos da produção de um dos mais respeitáveis autores portugueses. A peça dispõe de um conteúdo pelo qual perpassam variados sentidos, ligados a problemas sociais, a preconceito, à paródia, ao grotesco, enfim, nela se encontra uma espécie de mosaico de informações de toda ordem. A riqueza de questões suscitadas no monólogo ainda hoje pode ser considerada, como é da natureza do texto vicentino, de atualidade indiscutível.
Com base no comentário acima, é correto afirmar, relativamente à linguagem e ao conteúdo da peça de Gil Vicente, que
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(Ufpa 2012) “CREPUSCULAR”
Camilo Pessanha é considerado o expoente máximo da poesia simbolista portuguesa. Os seus versos reúnem o que há de mais marcante nesse estilo de época por traduzirem sugestões, imagens visuais, sonoras e estados de alma, além de notória ausência de elementos que se detenham em descrição ou em referência objetiva.
É correto afirmar que os versos do soneto “Crepuscular” transcritos nas opções, a seguir, traduzem as considerações postas nesses comentários, com exceção de:
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(UFPA - 1985) O perímetro da base de uma pirâmide hexagonal regular é 24 m; e a altura 6 m. O volume dessa pirâmide mede:
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