(UEG - 2011)
Nos últimos tempos, alguns crimes hediondos chocaram a opinião pública brasileira. Casos como o da menina Isabela Nardone, o assassinato do casal Richtofen e, recentemente, o caso Elisa Samudio despertam asociedade para a discussão dos valores e da moral. A filosofia sempre teve como um dos pontos de sua reflexão a Moral. A Moral é a filosofia do agir humano e livre. Ela tem como máxima buscar o bem e evitar o mal. Na prática, este princípio pode ser facilmente confundido com o hedonismo que busca o prazer e evita a dor. Segundo Aristóteles, o fim último do homem é a felicidade, e esta resulta do desenvolvimento harmônico das tendências de um ser, do exercício da atividade que o especifica. A moral peripatética é, pois, um
eudemonismo.
hedonismo.
relativismo.
liberalismo.
Gabarito:
eudemonismo.
a) Correta. eudemonismo.
"Peripatético" é a palavra grega para 'ambulante' ou 'itinerante'. Peripatéticos eram discípulos de Aristóteles, em razão do hábito do filósofo de ensinar ao ar livre, caminhando enquanto lia e dava preleções. Eudemonismo é toda doutrina que considera a busca de uma vida plenamente feliz. A moral dos peripatéticos era eudemonista, pois buscavam uma vida plenamente feliz.
b) Incorreta. hedonismo.
Como o próprio texto diz: "[...] A filosofia sempre teve como um dos pontos de sua reflexão a Moral. A Moral é a filosofia do agir humano e livre. Ela tem como máxima buscar o bem e evitar o mal. Na prática, este princípio pode ser facilmente confundido com o hedonismo que busca o prazer e evita a dor.". Ou seja, o hedonismo não está de acordo com a moral filosófica de Aristóteles.
c) Incorreta. relativismo.
Relativismo nada tem a ver com Aristóteles ou com a busca da de uma vida plenamente feliz.
d) Incorreta. liberalismo.
Liberalismo é uma corrente econômica que não possui relação alguma com a questão.
(Ueg 2017)
Considere o seguinte trecho:
“Os gramáticos e os sociolinguistas, cada um com seu viés, costumam dizer que o padrão linguístico é usado pelas pessoas representativas de uma sociedade. Os gramáticos dizem isso, mas acabam não analisando o padrão, nem recomendando-o de fato. Recomendam uma norma, uma norma ideal”. (ref. 1).
Sírio Possenti apresenta nesse trecho uma caracterização da atividade dos gramáticos. Para isso, o autor
(UEG - 2015)
Senhora, que bem pareceis!
Se de mim vos recordásseis
que do mal que me fazeis
me fizésseis correção,
quem dera, senhora, então
que eu vos visse e agradasse.
Ó formosura sem falha
que nunca um homem viu tanto
para o meu mal e meu quebranto!
Senhora, que Deus vos valha!
Por quanto tenho penado
seja eu recompensado
vendo-vos só um instante.
De vossa grande beleza
da qual esperei um dia
grande bem e alegria,
só me vem mal e tristeza.
Sendo-me a mágoa sobeja,
deixai que ao menos vos veja
no ano, o espaço de um dia.
Rei D. Dinis CORREIA, Natália. Cantares dos trovadores galego-portugueses. Seleção, introdução, notas e adaptação de Natália Correia. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1978. p. 253.
Quem te viu, quem te vê
Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala
Hoje a gente nem se fala, mas a festa continua
Suas noites são de gala, nosso samba ainda é na rua
Hoje o samba saiu procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais a esquece não pode reconhecer
[...]
Chico Buarque
A cantiga do rei D. Dinis, adaptada por Natália Correia, e a canção de Chico Buarque de Holanda expressam a seguinte característica trovadoresca:
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(Ueg 2015)
Considerando o experimentalismo surgido com as vanguardas do século XX, constata-se que os poemas de Campos e Pontes são respectivamente
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(UEG - 2016)
Em termos verbais, o humor da tira é construído a partir da polissemia presente na palavra
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