(UEMG - 2011)
ROMEU E JULIETA
JULIETA - Meu inimigo é apenas o teu nome. Continuarias sendo o que és, se acaso Montecchio tu não fosses. Que é Montecchio? Não será mão, nem pé, nem braço ou rosto, nem parte alguma que pertença ao corpo. Sê outro nome. Que há num simples nome? O que chamamos rosa,
sob uma outra designação teria igual perfume. Assim Romeu, se não tivesse o nome de Romeu, conservara a tão preciosa perfeição que dele é sem esse título. Romeu, risca teu nome, e, em troca dele, que não é parte alguma de ti mesmo, fica comigo inteira.
ROMEU - Sim, aceito tua palavra. Dá-me o nome apenas de amor, que ficarei rebatizado. De agora em diante não serei Romeu.
WILLIAM SHAKESPEARE. Romeu e Julieta. Cena II (cena do jardim dos Capuleto)
O fragmento acima, extraído de um texto criado por Shakespeare, no período Moderno, relata a história de amor proibido entre descendentes de duas famílias rivais que viviam na cidade italiana de Verona.
Identifique a alternativa que apresenta CORRETAMENTE características da época em que viveu Shakespeare.
Ascensão da nobreza feudal, caracterizada pela expansão dos domínios senhoriais de terras.
Humanismo, rivalidades crescentes no seio da nobreza e valorização da arte burguesa como forma de expressar as mudanças no tempo.
Popularização dos romances de cavalaria e a decadência da Igreja Católica como referência cultural na sociedade.
Reforma protestante, racionalismo e revoluções técnico-científicas no interior das economias ricas da Europa.
Gabarito:
Humanismo, rivalidades crescentes no seio da nobreza e valorização da arte burguesa como forma de expressar as mudanças no tempo.
A) INCORRETA: pois isso é um fator que ocorreu na Idade Média, período estendendo-se de 476 a 1453. Logo, como William Shakespeare escreve em meados do século XVI, a sua escrita não possui essa destinação.
B) CORRETA: é possível perceber que o texto de Romeu e Julieta é um retrato que Shakespeare faz da época de sua escrita. Nessa época, de 1595, prevalecia a corrente literária do Humanismo, em que o foco das produções estava nas situaçoes físicas e psicológicas dos seres humanos, e ainda a presente rivalidade entre famílias de aristocratas distintas, que causavam guerra tanto ao nível social, quanto ao nível real (pois a realeza também estava tendo problemas com famílias de outros países).
C) INCORRETA: pois, ainda que houvesse uma decadência da Igreja Católica na região britânica nessa época, os romances de cavalaria não atingiram as terras inglesas, mas possuíram grande sucesso e popularidade na Espanha e, em menor medida, em Portugal, França e Península Itálica no séc XVI d.C
D) INCORRETA: de fato há uma expansão da reforma protestante, mas as situações de cientificismo e revoluções-técnico científicas na Europa vão ocorrer apenas anos mais tarde, principalmente na Revolução Industrial.
(UEMG-2006)
Assinale a alternativa em que o(s) termo(s) em negrito do fragmento citado NÃO contém (êm) traço(s) da função emotiva da linguagem.
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(Uemg 2010) Leia atentamente os versos a seguir e, depois, faça o que é pedido.
Eu sei que vou te amar
Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida, eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar
E cada verso meu será
Pra te dizer
Que eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida
Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua, eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta tua ausência me causou
Eu sei que vou sofrer
A eterna desventura de viver
À espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida
(Vinícius de Morais e Tom Jobim)
No texto dessa letra de música (MPB), observa-se a presença da linguagem coloquial, quando o leitor verifica
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(Uemg 2015) Considerando a análise de aspectos linguísticos dos trechos abaixo, extraídos da obra “Você Verá”, marque (V) para os comentários verdadeiros e (F) para os falsos. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) Em “Acho a astrologia a ciência dos tolos, e, até prova em contrário, não me considero um deles.” Houve um desvio da norma padrão, que prescreve como certa a expressão “até provem o contrário”, em substituição à expressão sublinhada.
( ) Em “Foi um morticínio, uma coisa que ninguém na região nunca vira(...)”, a palavra morticínio significa assassinato em série.
morticínio significa assassinato em série.
( ) O que aconteceu com o nome do narrador do conto Bem - Stanislaw > Lauro > Lau > Stan - é um fenômeno linguístico semelhante ao ocorrido com o pronome de tratamento Vossa Mercê - Vosmecê > você > cê.
( ) Em “(...) que direito tinha o Bem de se tornar milionário?”, o pronome sublinhado aparece anteposto ao verbo (próclise), uma vez que a preposição o atrai, segundo a norma padrão.
( ) Em “(...) quando a mãe a levava à matinê.” e “(...) pois ainda escutava em mim as risadas”, os pronomes sublinhados são classificados, respectivamente, como oblíquo átono e oblíquo tônico.
( ) Em “Minha mãe sempre dizia: 'Deus protege quem trabalha’”, a regência do verbo proteger não está de acordo com a norma padrão, uma vez que ele é transitivo indireto e, por isso, rege preposição, como em: 'Deus protege a quem trabalha’”.
A sequência correta é
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(UEMG - 2013)
The Birth of a Storyteller
Jackie Torrence spent her childhood in North Carolina, in the southern part of the United States. She was a shy child because she had problems with her teeth, which made it hard for her to talk. Other children teased her because of her speech problem, so she spent much of her childhood playing alone. One of Jackie’s favorite games was to pretend she was on television. She told stories out loud using gestures and dramatic voices. At school, Jackie soon learned that she was good at writing stories, and with the help of her favorite teacher, she started to work on improving her speech.
Jackie’s first storytelling performance was in a library. She was working as a librarian and was asked to entertain a group of children. Jackie told them a story and they loved it! Before long, she began telling stories within her community. Many of her stories came from old American and African-American folktales. Eventually, she started telling stories across North America.
As Jackie’s fame increased, her health decreased. She now has to use a wheelchair, but this has not stopped her storytelling career. Jackie’s stories have been published in books, magazines, and newspapers and she has appeared on radio and television. She has won awards for nine of her sound recordings and three of her television specials.
Adapted from NorthStar 3: Listening and Speaking, 2nd Edition (Longman, p. 57), Helen S. Solórzano and Jennifer P. L. Schmidt.
In the sentence, “She has won awards for nine of her sound recordings and three of her television specials”, the underlined expression shows that
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