Questão 13137

(UFPA - 2011) Observe a imagem abaixo e responda à questão proposta.

A alegoria acima está no contexto do processo abolicionista brasileiro e paraense. Ela representa naquele contexto um ato de

A

luta aberta entre os abolicionistas republicanos (exaltados na figura da bela moça, a Mariane) em oposição ao retrocesso dos políticos conservadores do Império, que apoiavam a manutenção da escravidão de origem africana.

B

exaltação a um mundo novo, ali representado por ícones da modernidade tecnológica (o trem) e por ideias libertárias (a Mariane), ambos unidos na colônia de Benevides, símbolo paraense da imigração e do uso do trabalho livre.

C

exaltação da figura étnica do negro e origem africana no processo abolicionista paraense. O negro está ali representado na forma de uma bela mulher de traços afro-brasileiros, que exalta a modernidade em Benevides para seu povo.

D

consagração de Benevides como terra civilizada e abolicionista, com a presença de mulheres alfabetizadas (notar a Mariane assinando a ata de liberdade nacional dos escravos) e de estradas de ferro que trariam essa civilização para o resto do Pará e do Brasil.

E

consagração de figuras políticas como a princesa Isabel, representada na alegoria assinando a Lei Áurea em Benevides, local símbolo no Pará da campanha abolicionista desde de 1884, momento da inauguração da estrada de ferro na região.

Gabarito:

exaltação a um mundo novo, ali representado por ícones da modernidade tecnológica (o trem) e por ideias libertárias (a Mariane), ambos unidos na colônia de Benevides, símbolo paraense da imigração e do uso do trabalho livre.



Resolução:

a) luta aberta entre os abolicionistas republicanos (exaltados na figura da bela moça, a Mariane) em oposição ao retrocesso dos políticos conservadores do Império, que apoiavam a manutenção da escravidão de origem africana.

Incorreta.  A imagem não está retratando a luta entre os abolicionistas republicanos e o Império. Está exaltando, comemorando uma data: 30 de março de 1884 Redenção de Benevides.

 

b) exaltação a um mundo novo, ali representado por ícones da modernidade tecnológica (o trem) e por ideias libertárias (a Mariane), ambos unidos na colônia de Benevides, símbolo paraense da imigração e do uso do trabalho livre.

Correta.

 

c) exaltação da figura étnica do negro e origem africana no processo abolicionista paraense. O negro está ali representado na forma de uma bela mulher de traços afro-brasileiros, que exalta a modernidade em Benevides para seu povo.

Incorreta.  Não há a exaltação da figura do negro, não está presente na imagem. 

 

d) consagração de Benevides como terra civilizada e abolicionista, com a presença de mulheres alfabetizadas (notar a Mariane assinando a ata de liberdade nacional dos escravos) e de estradas de ferro que trariam essa civilização para o resto do Pará e do Brasil.

Incorreta.  Marianne é a representação da república e não de melhores alfabetizadas. 

 

e) consagração de figuras políticas como a princesa Isabel, representada na alegoria assinando a Lei Áurea em Benevides, local símbolo no Pará da campanha abolicionista desde de 1884, momento da inauguração da estrada de ferro na região.

Incorreta.  A figura é a representação de Marianne e não da Princesa Isabel. Ademais, a imagem é de 1884, Isabel assinou a abolição apenas em 1888.



Questão 1901

(Ufpa 2012) O monólogo dramático “O pranto de Maria Parda”, de Gil Vicente, é um desses textos emblemáticos da produção de um dos mais respeitáveis autores portugueses. A peça dispõe de um conteúdo pelo qual perpassam variados sentidos, ligados a problemas sociais, a preconceito, à paródia, ao grotesco, enfim, nela se encontra uma espécie de mosaico de informações de toda ordem. A riqueza de questões suscitadas no monólogo ainda hoje pode ser considerada, como é da natureza do texto vicentino, de atualidade indiscutível.

Com base no comentário acima, é correto afirmar, relativamente à linguagem e ao conteúdo da peça de Gil Vicente, que

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Questão 2476

(UFPA)

Há no período uma oração subordinada adjetiva:

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Questão 2681

(Ufpa 2012)  “CREPUSCULAR”

 

Há no ambiente um murmúrio de queixume,
De desejos de amor, dais comprimidos...
Uma ternura esparsa de balidos,
Sente-se esmorecer como um perfume.
 
As madressilvas murcham nos silvados
E o aroma que exalam pelo espaço,
Tem delíquios de gozo e de cansaço,
Nervosos, femininos, delicados.
 
Sentem-se espasmos, agonias dave,
Inapreensíveis, mínimas, serenas...
Tenho entre as mãos as tuas mãos pequenas,
O meu olhar no teu olhar suave.
 
As tuas mãos tão brancas danemia...
Os teus olhos tão meigos de tristeza...
É este enlanguescer da natureza,
Este vago sofrer do fim do dia.

 

Camilo Pessanha é considerado o expoente máximo da poesia simbolista portuguesa. Os seus versos reúnem o que há de mais marcante nesse estilo de época por traduzirem sugestões, imagens visuais, sonoras e estados de alma, além de notória ausência de elementos que se detenham em descrição ou em referência objetiva.

 

É correto afirmar que os versos do soneto “Crepuscular” transcritos nas opções, a seguir, traduzem as considerações postas nesses comentários, com exceção de:

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Questão 7796

(UFPA - 1985) O perímetro da base de uma pirâmide hexagonal regular é 24 m; e a altura 6 m. O volume dessa pirâmide mede:

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