(Uft 2011) O número de refugiados em todo o mundo aos cuidados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR/ONU) está em cerca de 10,4 milhões de pessoas, como apontam os últimos dados divulgados pelo ACNUR, em 2010. Abaixo estão listados os 10 (dez) principais países de refúgio e de origem dos refugiados, segundo o ACNUR:
Pelos dados apresentados no quadro acima, é correto afirmar que
o continente americano teve o maior numero de países de refúgio entre os 10 (dez) principais apontados pelos dados do ACNUR em 2010, dada a estabilidade econômica e a existência de uma democracia consolidada.
o continente europeu, dada a estabilidade financeira e política, é a porção do globo que mais recebe refugiados, o que explica que países europeus estejam entre a maioria apontada entre os 10 (dez) principais países de refúgio do ACNUR.
a ausência de países da Oceania na lista dos 10 (dez) principais países de refúgio e de origem de refugiados implica em afirmar que este continente é uma área do globo ausente de conflitos e envolvimentos políticos com a população de refugiados.
os continentes asiático e africano são áreas do globo onde os conflitos étnicos, culturais, econômicos e políticos ocorrem com grande intensidade, o que faz com que concentrem o maior número de países de origem de refugiados.
os conflitos étnicos, políticos, religiosos e econômicos reorganizam a todo instante as fronteiras políticas entre os Estados-Nações tendo a distribuição da população de refugiados em todo o mundo influenciado diretamente nesse processo.
Gabarito:
os continentes asiático e africano são áreas do globo onde os conflitos étnicos, culturais, econômicos e políticos ocorrem com grande intensidade, o que faz com que concentrem o maior número de países de origem de refugiados.
a) Incorreta, pois, do continente americano, apenas, os Estados Unidos estão entre os 10 países que mais recebem refugiados.
b) Incorreta, pois, o Oriente Médio foi a região com mais países entre os 10 que receberam mais refugiados em 2010.
c) Incorreta, pois, mesmo com a ausência de países da Oceania na lista dos 10 (dez) principais países de refúgio e de origem de refugiados, não podemos inferir que na Oceania não podemos inferir que não existem conflitos e envolvimentos políticos com a população de refugiados.
d) Correta, pois, na tabela podemos ver que dentre os países com maior origem de refugiados 8 estão na Ásia ou África.
e) Incorreta, pois, raramente, na atualidade, esses conflitos resultam em mudança nas fronteiras políticas dos países.
(Uft 2011) Um polígono convexo de 6 lados tem as medidas de seus ângulos internos formando uma progressão aritmética de razão igual a 6º. Logo, podemos afirmar que o seu menor ângulo mede:
Ver questão
(UFT - 2011) Uma Instituição de Ensino Superior oferece os cursos A e B. Em seu processo seletivo o candidato pode optar por inscrever-se nos dois cursos ou apenas em um curso. Ao final, o número de inscrições por curso e o número total de candidatos inscritos pode ser observado no quadro que segue:
Número de Inscrições no Curso A |
Número de Inscrições no Curso B |
Número total de candidatos inscritos |
480 | 392 | 560 |
Com base nas informações acima e nas possibilidades de inscrições, pode se afirmar que o número de candidatos que optaram por inscrever-se somente no curso A foi:
Ver questão
(UFT - 2010) Foi aplicado um teste contendo três questões para um grupo de 80 alunos. O gráfico abaixo representa a porcentagem de acerto dos alunos por questão.
Suponha que 52 alunos acertaram pelo menos duas questões e 8 alunos não acertaram nenhuma. O número de alunos que acertaram as três questões é:
Ver questão
(UFT - 2011)
[...] “a guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar, mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida”
(Thomas Hobbes).
A Guerra Fria entre EUA e URSS, que dominou o cenário internacional na segunda metade do século XX, foi sem dúvida um desses períodos.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.224.
Em se tratando de Guerra Fria é correto afirmar:
Ver questão