(Uft 2011) Observe os gráficos abaixo:
Os gráficos acima dizem respeito às pirâmides etárias brasileiras organizadas de acordo com os dados divulgados nos censos de 1980 e 2000 realizados pelo IBGE. Na comparação, observa-se que a base da pirâmide etária da população brasileira está se tornando cada vez mais estreita e o ápice mais largo. Verifica-se também que o corpo está cada vez maior, o que reflete a diminuição das taxas de crescimento vegetativo, o que provocou uma mudança no perfil da pirâmide etária brasileira nessa comparação entre 1980 e 2000.
A respeito da análise das pirâmides etárias apresentadas acima, é correto afirmar que
a analise das pirâmides etárias permite verificar a composição etária de uma população e seu reflexo na estrutura da População Economicamente Ativa (PEA), a qual é formada por pessoas que exercem atividades remuneradas.
a análise das pirâmides etárias servem como subsídios para a elaboração de políticas previdenciárias e influencia diretamente em questões que dizem respeito à concessão de benefícios, na medida em que diminui o numero de pessoas aposentadas.
a análise das pirâmides etárias subsidia o Estado na elaboração de políticas públicas nas áreas de educação, saúde, saneamento e cultura, de modo que possam ser elaboradas ações que atendam às expectativas de uma população cada vez mais jovem.
a análise das pirâmides etárias permite verificar a composição da população feminina brasileira e serve como subsídio para a elaboração de políticas públicas de gênero para uma população feminina cada vez mais jovem.
a análise das pirâmides etárias auxilia o Estado na elaboração de programas sociais que objetivam a inclusão social e a distribuição de renda na intenção de corrigir as distorções do crescimento desigual entre a população brasileira.
Gabarito:
a analise das pirâmides etárias permite verificar a composição etária de uma população e seu reflexo na estrutura da População Economicamente Ativa (PEA), a qual é formada por pessoas que exercem atividades remuneradas.
a)Correta, pois, a pirâmide etária, justamente, nos permite identificar a composição etária de uma população(quanto habitantes temos em cada faixa etária) e o reflexo dessa composição na PEA, já que identificamos a quantidade de pessoas que estão em idade hábil para trabalhar.
b)Incorreta, pois, além de não ter relações diretas com benefícios, a população aposentada tem aumentado, mostrada pela maior quantidade de pessoas no topo da pirâmide, sendo um dos fatores que influenciaram a recente reforma da previdência.
c)Incorreta, pois, o saneamento e a cultura não estão relacionados à idade da população, além disso, a população de jovens tem diminuído, como podemos ver com o decréscimo do tamanho da base da pirâmide.
d)Incorreta, pois, mesmo a pirâmide mostrando a população feminina e nos permitindo elaborar melhores politicas públicas para esse gênero, sua população não tem ficado mais jovem, e sim, mais velha, já que houve uma diminuição no número de jovens no Brasil.
e)Incorreta, pois, a pirâmide etária não nos traz dados suficientes para fazermos análises sobre renda e inclusão social, já que expões, apenas, o número de pessoas de cada gênero em sua respectiva faixa etária.
(Uft 2011) Um polígono convexo de 6 lados tem as medidas de seus ângulos internos formando uma progressão aritmética de razão igual a 6º. Logo, podemos afirmar que o seu menor ângulo mede:
Ver questão
(UFT - 2011) Uma Instituição de Ensino Superior oferece os cursos A e B. Em seu processo seletivo o candidato pode optar por inscrever-se nos dois cursos ou apenas em um curso. Ao final, o número de inscrições por curso e o número total de candidatos inscritos pode ser observado no quadro que segue:
Número de Inscrições no Curso A |
Número de Inscrições no Curso B |
Número total de candidatos inscritos |
480 | 392 | 560 |
Com base nas informações acima e nas possibilidades de inscrições, pode se afirmar que o número de candidatos que optaram por inscrever-se somente no curso A foi:
Ver questão
(UFT - 2010) Foi aplicado um teste contendo três questões para um grupo de 80 alunos. O gráfico abaixo representa a porcentagem de acerto dos alunos por questão.
Suponha que 52 alunos acertaram pelo menos duas questões e 8 alunos não acertaram nenhuma. O número de alunos que acertaram as três questões é:
Ver questão
(UFT - 2011)
[...] “a guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar, mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida”
(Thomas Hobbes).
A Guerra Fria entre EUA e URSS, que dominou o cenário internacional na segunda metade do século XX, foi sem dúvida um desses períodos.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.224.
Em se tratando de Guerra Fria é correto afirmar:
Ver questão