(UCPEL - 2012)
Thomas Hobbes, importante pensador do século XVII, defendia que ao
rei é lícito governar despoticamente, em virtude do poder absoluto que recebeu do povo.
parlamento cabe limitar a ação do monarca, pois os governantes estão submetidos à lei dos homens.
povo cabe o direito de rebelião, sempre que os governantes se mostrarem absolutistas.
governante cumpre submeter-se à lei natural, de origem divina,que limitou sua ação.
Estado cabe garantir a liberdade de seus súditos, a fim de que haja ordem e segurança.
Gabarito:
rei é lícito governar despoticamente, em virtude do poder absoluto que recebeu do povo.
a) Correta. rei é lícito governar despoticamente, em virtude do poder absoluto que recebeu do povo.
Hobbes tinha uma visão negativa do estado do ser humano e define-a como mau por natureza; o homem é o lobo do homem. Por isso, são todos, no estado de natureza, inimigos uns dos outros, sem a possibilidade de qualquer associação ou sociedade, o que gera, constantemente, insegurança, angústia e medo quanto à própria vida e sobrevivência. Por isso, estabelece-se um poder comum para punir o mal, a fim de garantir a ordem social. O poder do soberano, logo, é absoluto, pois apenas uma força desse tipo poderá impor as leis provindas do contrato social sobre os cidadãos, a fim de limitar o egoísmo destes.
b) Incorreta. parlamento cabe limitar a ação do monarca, pois os governantes estão submetidos à lei dos homens.
Thomas Hobbes não concebe uma teoria política que limita o poder do monarca, tampouco uma noção de poder dividido entre o parlamento e o monarca, porém concentra todo o poder na figura real. Logo, na verdade, o monarca não estaria submetido à lei dos homens, pois ele a executa e deve estar acima dela para que possa limitar a ação egoísta dos indivíduos.
c) Incorreta. povo cabe o direito de rebelião, sempre que os governantes se mostrarem absolutistas.
Essa questão revela uma controvérsia na teoria política de Hobbes, pois, embora não haja um direito legal à rebelião para o povo, este pode se rebelar diante dos abusos dos governantes. Portanto, não há um direito de rebelião, embora haja a possibilidade disso vir a ocorrer se o governante não corresponder ás necessidades do povo, isto é, fornecer-lhe segurança.
d) Incorreta. governante cumpre submeter-se à lei natural, de origem divina, que limitou sua ação.
Thomas Hobbes seculariza o poder ao estabelecê-lo a partir da lei natural com o origem no contrato civil e não de origem divina, isto é, trata-se de um empreendimento artificial e não divino.
e) Incorreta. Estado cabe garantir a liberdade de seus súditos, a fim de que haja ordem e segurança.
O Estado, ao contrário, limita a liberdade de seus súditos para garantir ordem e segurança, pois, tendo em vista o egoísmo natural do ser humano, se o estado não limitar sua liberdade, aquele viria a agir em prol apenas de seus interesses, acabando com a possibilidade da ordem e da segurança.
(UCPEL/2017) O processo de respiração é basicamente dividido em três processos:
I. Ventilação ou respiração – que é o movimento de ar entre a atmosfera e os pulmões.
II. Respiração externa – que é a troca de gases entre os pulmões e o sangue.
III. Respiração interna – que é a troca de gases entre o sangue e as células dos tecidos.
Em relação aos processos acima, podemos afirmar que
Ver questão
(Ucpel 2017)
A agricultura no Brasil, ao longo da história, experimentou diversos ciclos e transformações, indo desde a economia monocultora, pautada principalmente na produção de cana-de-açúcar durante o período colonial, até as recentes transformações e expansão do café e da soja. Atualmente, essas transformações ainda ocorrem, sobretudo garantindo transformações técnicas ocorridas a partir do século XX, como a mecanização da produção e a modernização das atividades. Atualmente a produção agrícola é altamente estimulada, gerando especialização em determinadas áreas do país e a produção de determinados cultivos.
Leia as seguintes afirmativas sobre os principais produtos da agricultura comercial brasileira.
I. Durante muito tempo, o produto manteve-se circunscrito ao Paraná e a São Paulo, produzindo pelo regime de parceria. Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo conservam a dianteira da produção. Bahia e Rondônia surgiram como novas áreas produtoras, com uma particularidade: são cultivadas, principalmente, por paranaenses, antigos produtores do norte do Paraná.
II. Expandiu-se com maior vigor no país, durante os anos 70, notadamente nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Cultura típica de exportação, está cada vez mais voltada para o mercado interno em razão do crescente consumo de derivados na alimentação do brasileiro. Atualmente, verifica-se sua expansão nas áreas do cerrado, sobretudo nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Bahia;
III. Apesar de ser um produto cultivado no Brasil desde o século XVI, sua produção foi estimulada, a partir de 1975, com a criação de programas federais de incentivos. O Estado de São Paulo detém mais da metade da produção nacional, mas também se pode encontrar em Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, além de estados nordestinos (Zona da Mata);
IV. Produto largamente cultivado para atender à demanda da indústria, tem no estado de São Paulo seu principal produtor. Paraná e Minas Gerais estão se convertendo em novas e importantes áreas de produção. O Brasil é um grande exportador de derivados do produto, principalmente para os EUA;
Sobre os principais produtos da agricultura comercial brasileira é correto afirmar que as afirmativas se referem respectivamente aos seguintes:
Ver questão
(Ucpel 2017)
Analisando o conjunto de Leis abolicionistas no Brasil Império (Lei Eusébio de Queiros, Lei do Ventre Livre, Lei do Sexagenário), é correto afirmar que
Ver questão
(Ucpel 2017)
“Judô dá primeiro ouro para Kosovo”. Esta foi uma manchete recorrente durante as Olimpíadas do Rio em 2016. Isso, porque o Kosovo ainda não é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um país independente, mas o reconhecimento dado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), permitiu à Majlinda Kelmendi conquistar o primeiro título olímpico para o país na modalidade de judô na categoria até 52 quilos.
A desintegração da Iugoslávia, na década de 1990, teve conflitos que persistiram durante toda a década. Esse foi um dos fatos geopolíticos mais importantes depois da queda do muro de Berlim e do colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Sobre os países resultantes da antiga Iugoslávia, é correto afirmar que
Ver questão