(Uem 2012)
“O pensamento de Foucault gira em torno dos temas do sujeito, verdade, saber e poder. É um pensamento que leva à crítica de nossa sociedade, à reflexão sobre a condição humana. [...] Não há verdades evidentes, todo saber foi produzido em algum lugar, com algum propósito. Por isso mesmo pode ser criticado, transformado, e, até mesmo destruído. Foucault considera que a filosofia pode mudar alguma coisa no espírito das pessoas. [...] Seu pensamento vem sempre engajado em uma tarefa política ao evidenciar novos objetos de análise, com os quais os filósofos nunca haviam se preocupado. Entre eles se destacam: o nascimento do hospital; as mudanças no espaço arquitetural que servem para punir, vigiar, separar; o uso da estatística para que governos controlem a população; a constituição de uma nova subjetividade pela psicologia e pela psicanálise; como e por que a sexualidade passa a ser alvo de preocupação médica e sanitária; como governar significa gerenciar a vida (biopoder) desde o nascimento até a morte, e tornar todos os indivíduos mais produtivos, sadios, governáveis.”
(ARAÚJO, I. L. Foucault: um pensador da nossa época, para a nossa época. In: Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009. p. 225.)
Segundo o texto, é correto afirmar:
I- A renovação filosófica ocorre no contexto de afirmação positivista das ciências e fundação da subjetividade a partir da fenomenologia.
II- A relação entre saber e poder diz respeito a uma prática política, não só epistemológica.
III- A sexualidade aparece como tema de análise filosófica em razão da repressão dos desejos individuais e coletivos.
IV- A expressão “biopoder” significa a associação entre as potencialidades humanas e o divino.
V- O papel da filosofia é revelar verdades metafísicas, independentemente de serem contestadas ao longo da História.
Estão corretas:
I, II e III.
I, II e V.
II e III.
I, II, III e IV.
II, III, IV, V.
Gabarito:
II e III.
I - Incorreta. A renovação filosófica proposta por Foucault não ocorre no contexto de afirmação positivista das ciências (tal fato acontece no século XIX), além do que a subjetividade não havia sido fundada pela fenomelogia.
II - Correta. Foucault afirma que "toda forma de saber produz poder". O saber/poder conduz tanto a um maior entendimento quanto a um controle maior.
III - Correta. Em face de tal repressão, a sexualidade aparece como tema de análise filosófica pela forma como os especialistas começam a estudar a sexualidade durante os séculos XII até XX, tornando-a muito mais científica.
IV - Incorreta. A expressão de "biopoder" associa-se, como expresso no texto, sobre como "governar significa gerenciar a vida (biopoder) desde o nascimento até a morte, e tornar todos os indivíduos mais produtivos, sadios, governáveis.”
V - Incorreta. O erro da afirmativa é partir do pressuposto de que o papel da filosofia é revelar verdades metafísicas. Observa-se que o próprio texto da questão já deixa claro o contrário "Não há verdades evidentes, todo saber foi produzido em algum lugar, com algum propósito.".
(Uem 2016) Com base em conhecimentos de Geometria Plana, assinale o que for correto.
Ver questão
(Uem 2016) Um espelho tem a forma de uma circunferência de centro O. A partir de um ponto A1 na circunferência é emitido um feixe de luz na direção de um ponto A2, também na circunferência, como mostra a figura adiante. O feixe de luz é então refletido para um ponto A3, e segue refletindo até tocar novamente em A1, de modo que sua trajetória forme um polígono regular. Sabendo que a medida do ângulo α, em graus, entre o raio da circunferência e o feixe de luz , é um número inteiro, assinale o que for correto.
Ver questão(Uem 2017) Baseado em conhecimentos sobre cônicas, assinale o que for correto.
Ver questão(Uem 2013) Um recipiente hermeticamente fechado, que pode ter sua temperatura e sua pressão controladas, está preenchido com 30 g de gás hidrogênio, 64 g de gás oxigênio e 84 g de gás nitrogênio. A partir dessas informações, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Assuma que os gases se comportam como gases ideais.
Ver questão