(Uem 2012) Na virada do milênio ocorreu uma onda de desemprego estrutural. O desemprego conjuntural é provocado por crises localizadas e temporárias, enquanto que o estrutural está relacionado à estrutura produtiva que sofreu modificações e gera um desemprego massivo, mesmo em países ricos. A OIT estimou em 1 bilhão de desempregados, no ano de 1998. Sobre as transformações no mundo do trabalho, conforme a ordem da estrutura econômica do Período Técnico Científico, é correto afirmar:
01) O sistema de organização científica do trabalho consiste em controlar os tempos e os movimentos dos trabalhadores e fraciona as etapas do processo produtivo. Esse sistema, que possibilita um enxugamento do quadro da empresa, é denominado taylorismo.
02) Henry Ford desenvolveu a linha de montagem no processo produtivo, o que trouxe inovações. A produção em massa exige consumo em massa, com isso criou um novo arranjo socioespacial que gerou desemprego estrutural.
04) O desenvolvimento tecnológico exigiu novos métodos de organização da produção, como o just-in-time e a flexibilização, em contraposição à rigidez do fordismo. A crescente automação das fábricas levou muitos operários a perderem seus postos de trabalho.
08) A crise econômica mundial levou a mudanças bruscas do processo produtivo. O consumo de massa foi reduzido e milhares de operários perderam seus postos, gerando desemprego apenas nos países desenvolvidos.
16) As mudanças no processo produtivo, como a produção enxuta, ou toyotismo, e a flexibilização da mão de obra tiveram como suporte o avanço da robótica, da automação e de todo aparato tecnológico, o que implicou, no entanto, a redução do número de empregados na produção.
3
6
12
20
Gabarito:
20
01)Incorreta, pois, esse sistema usufrui de parâmetros à mão-de-obra, mantendo-a e a deixando mais produtiva, sem haver substituição por maquinário, assim, não há enxugamento do quadro da empresa, que se refere ao quadro de funcionários, ou seja, ao número de funcionários contratados.
02)Incorreta, pois, o que gerou o desemprego estrutural foi um novo arranjo produtivo, e não o socioespacial, como explicitado no texto no trecho "enquanto que o estrutural está relacionado à estrutura produtiva que sofreu modificações e gera um desemprego massivo, mesmo em países ricos. ".
04)Correta, pois, o Just in Time, justamente, veio para contrapor a rigidez do fordismo, e a automação fabril gerou grande desemprego, durante esse processo.
08)Incorreta, pois, além do desemprego ter se estendido por todo o mundo, e não só nos países desenvolvidos, essas mudanças produtivas ocorreram na transição do Fordismo para o Just in Time, o que ocorreu no início para o meio do século passado, e pouco se relaciona com o contexto do texto que fala sobre a virada do milênio.
16)Correta, pois, o toyotismo, realmente, implementou a flexibilização da mão-de-obra e influenciou, ainda mais, a automação industrial, o que reduz a necessidade de trabalhadores, como dito no item.
Assim chegamos à resposta correta, alternativa D, 4+16=20.
(Uem 2016) Com base em conhecimentos de Geometria Plana, assinale o que for correto.
Ver questão
(Uem 2016) Um espelho tem a forma de uma circunferência de centro O. A partir de um ponto A1 na circunferência é emitido um feixe de luz na direção de um ponto A2, também na circunferência, como mostra a figura adiante. O feixe de luz é então refletido para um ponto A3, e segue refletindo até tocar novamente em A1, de modo que sua trajetória forme um polígono regular. Sabendo que a medida do ângulo α, em graus, entre o raio da circunferência e o feixe de luz
, é um número inteiro, assinale o que for correto.
(Uem 2017) Baseado em conhecimentos sobre cônicas, assinale o que for correto.
Ver questão(Uem 2013) Um recipiente hermeticamente fechado, que pode ter sua temperatura e sua pressão controladas, está preenchido com 30 g de gás hidrogênio, 64 g de gás oxigênio e 84 g de gás nitrogênio. A partir dessas informações, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Assuma que os gases se comportam como gases ideais.
Ver questão