Questão 15292

(Ufsj 2012) “Subjetividade” e “intersubjetividade” são conceitos com os quais Sartre pontua o seu existencialismo. Nesse contexto, tais conceitos revelam que

A
o cogito cartesiano desabou sobre o existencialismo na mesma proporção com que a virtu socrática precipitou-se sobre o materialismo dialético do século XX.
B

“Penso, logo existo” deve ser o ponto de partida de qualquer filosofia. Tal subjetividade faz com que o Homem não seja visto como objeto, o que lhe confere verdadeira dignidade. A descoberta de si mesmo o leva, necessariamente, à descoberta do outro, implicando uma intersubjetividade.

C

o Homem é dado, é unidade, é união e é intersubjetividade; portanto, a sua existência é agregadora e desapegada da tão apregoada subjetividade clássica, por isso mesmo tão crucial para Sartre.

D

não há um só lampejo de subjetividade que não tenha se reinaugurado na intersubjetividade, isto é, na idealidade que instrui as prerrogativas para se instalarem as escolhas do sujeito, definindo-o.

Gabarito:

“Penso, logo existo” deve ser o ponto de partida de qualquer filosofia. Tal subjetividade faz com que o Homem não seja visto como objeto, o que lhe confere verdadeira dignidade. A descoberta de si mesmo o leva, necessariamente, à descoberta do outro, implicando uma intersubjetividade.



Resolução:

b) Correta. “Penso, logo existo” deve ser o ponto de partida de qualquer filosofia. Tal subjetividade faz com que o Homem não seja visto como objeto, o que lhe confere verdadeira dignidade. A descoberta de si mesmo o leva, necessariamente, à descoberta do outro, implicando uma intersubjetividade.
A reflexão, como ato da existência, não se relaciona apenas com um ato do pensamento, mas com a existência, pois envolve um modo de ser. Enquanto que o conhecimento de todas as coisas envolvem incertezas, o conhecimento de si é certo. A certeza de si mesmo leva então, à descoberta do outro, o que implica numa intersubjetividade, cujo encontro se dá por meio da vergonha e do reconhecimento de que o sujeito também aquilo que o outro vê.

 

a) Incorreta. “Penso, logo existo” deve ser o ponto de partida de qualquer filosofia. Tal subjetividade faz com que o Homem não seja visto como objeto, o que lhe confere verdadeira dignidade. A descoberta de si mesmo o leva, necessariamente, à descoberta do outro, implicando uma intersubjetividade.
Não há noção de virtú socrática, antes, o termo é associado a Descartes, tampouco qualquer noção desta caiu sobre o materialismo dialético, perspectiva adotada por Marx. Na verdade, este teve influências do filósofos atomistas, como Epicuro e Demócrito. O cogito cartesiano exerceu influência na perspectiva de Sartre, porém não de maneira total.

c) Incorreta. o Homem é dado, é unidade, é união e é intersubjetividade; portanto, a sua existência é agregadora e desapegada da tão apregoada subjetividade clássica, por isso mesmo tão crucial para Sartre.
Para Sartre, o homem não é dado, tampouco uma unidade e união; constitui-se tanto em sua subjetividade como existência, sem uma essência pré-determinada, pois é livre e responsável por suas escolhas, quanto na intersubjetividade, na relação com o outro. É a liberdade do sujeito que é condição de sua angústia, ante a consciência do nada, por isso a existênci humana não é uma experiência agregadora.

d) Incorreta. não há um só lampejo de subjetividade que não tenha se reinaugurado na intersubjetividade, isto é, na idealidade que instrui as prerrogativas para se instalarem as escolhas do sujeito, definindo-o.
Não há uma idealidade que instrua prerrogativas para se instalarem as escolhas do sujeito, definindo-o, pois o homem é livre, segundo Sartre.



Questão 6371

(UFSJ - 2013) Considerando os valores de θ, para os quais a expressão  é definida, é CORRETO afirmar que ela é sempre igual a

Ver questão

Questão 6939

(Ufsj 2012) Sendo x um arco tal que 0 ≤ x < 2π e  , é CORRETO afirmar que

Ver questão

Questão 10320

(Ufsj 2012) A propulsão de motores por biocombustíveis, a produção de PET para embalagens, a efervescência provocada pela adição de um comprimido antiácido em água e a corrosão do cobre são, respectivamente, exemplos de reações DE

Ver questão

Questão 10802

(UFSJ - 2008) A partir de dados econômicos divulgados na imprensa no dia 20 de julho de 2007, admite-se que, nos últimos 12 meses, o rendimento médio de aplicações na Bolsa de Valores de São Paulo, a IBOVESPA, foi de 17,3%, e que o rendimento da caderneta de poupança, no mesmo período, foi de 3,3%. Um certo investidor aplicou R$ 1 000,00 na bolsa e este mesmo valor na caderneta de poupança, durante um período de dois anos. Sob o regime anual de juros compostos, considerando-se que essas instituições não fazem arredondamento dos rendimentos e não se levando em conta outros fatores, a diferença de rendimentos nessas duas aplicações, ao final do período de aplicação, em reais, será igual a

Ver questão