(UFSJ - 2012)
“Algumas criaturas vivas, como as abelhas e as formigas, que vivem socialmente umas com as outras […] tendem para o benefício comum”.
Para Thomas Hobbes, essa tendência não ocorre entre os homens porque
esses insetos, dentro da sua irracionalidade natural, dão lições de conduta aos seres humanos; seja na tarefa diária, seja na politização paradoxal do modelo comunista difundido por Joseph Stalin e Karl Marx.
as abelhas e as formigas têm a peculiaridade de construir suas sociedades dentro de uma unidade dinâmica e circular, que poderia ser bem definida como um contrato social se elas fossem humanas. Os seres humanos não atingiram tal estágio ainda.
estes estão constantemente envolvidos numa competição pela honra e pela dignidade e se julgam uns mais sábios que outros para exercer o poder público, reformam e inovam, o que muitas vezes leva o país à desordem e à guerra civil.
o motivo maior que guia a vida de tais criaturas é a engrenagem da soberania da vontade de criar, da vontade de poder, retomada por Nietzsche e pelo existencialismo.
Gabarito:
estes estão constantemente envolvidos numa competição pela honra e pela dignidade e se julgam uns mais sábios que outros para exercer o poder público, reformam e inovam, o que muitas vezes leva o país à desordem e à guerra civil.
c) Correta. estes estão constantemente envolvidos numa competição pela honra e pela dignidade e se julgam uns mais sábios que outros para exercer o poder público, reformam e inovam, o que muitas vezes leva o país à desordem e à guerra civil.
No estado natural, o ser humano é puramente egoísta e mau, é o lobo do homem, ao contrário do senso natural desses insetos em viver em sociedade umas com as outras, para o benefício comum. A condição natural do ser humano é de guerra civil, o que implica que, na sociedade, muitas vezes esse senso egoísta, segundo Hobbes, possa transparecer na violência e na guerra.
a) Incorreta. esses insetos, dentro da sua irracionalidade natural, dão lições de conduta aos seres humanos; seja na tarefa diária, seja na politização paradoxal do modelo comunista difundido por Joseph Stalin e Karl Marx.
São conceitos que não tem relação qualquer com Thomas Hobbes, tampouco relação entre si: a irracionalidade dos animais como alegoria moral não tem relação com a politização paradoxal do modelo comunista difundido por Joseph Stalin e Karl Marx.
b) Incorreta. as abelhas e as formigas têm a peculiaridade de construir suas sociedades dentro de uma unidade dinâmica e circular, que poderia ser bem definida como um contrato social se elas fossem humanas. Os seres humanos não atingiram tal estágio ainda.
Primeiro, as abelhas e as formigas não tem qualquer capacidade para formar um contrato social, pois este é fundado segundo a lei natural, isto é, envolve a razão, atributo apenas dos seres humanos. Segundo, os seres humanos atingiram esse estágio do contrato social, na passagem do estado natural para o social.
d) Incorreta. o motivo maior que guia a vida de tais criaturas é a engrenagem da soberania da vontade de criar, da vontade de poder, retomada por Nietzsche e pelo existencialismo.
Essa é a explicação de Nietzsche e do existencialismo, não de Hobbes.
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