(IFSP - 2013)
A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador.
(Carta de Pero Vaz de Caminha. www.dominiopublico.com.br. Acesso em: 04.12. 2012.)
O trecho acima pertence a um dos primeiros escritos considerados como pertencentes à literatura brasileira. Do ponto de vista da evolução histórica, trata-se de literatura
de informação.
de cordel.
naturalista.
ambientalista.
árcade.
Gabarito:
de informação.
a) Alternativa correta. A literatura de Informação corresponde aos textos de viagens escritos em prosa e fazem parte do primeiro movimento literário do Brasil, por exemplo, a Carta de Pero Vaz de Caminha, a qual descreve os aspectos geográficos e culturais dos povos nativos no Brasil. A denominação "literatura de informação" corresponde ao texto de referência do enunciado da questão.
b) Alternativa incorreta. A literatura de cordel foi popularizada no Brasil por volta do século XVIII e também ficou conhecida como poesia popular, porque contava histórias com os folclores regionais. A Carta de Pero Vaz de Caminha não apresenta o contexto histórico e as características estruturais da literatura de cordel.
c) Alternativa incorreta. A literatura naturalista (Naturalismo) está relacionada a um realismo mais exagerado e que abrange sobretudo os problemas da realidade social e de seus personagens. Contudo, a Carta de Pero Vaz de Caminha não está vinculada às características do texto de referência.
d) Alternativa incorreta. Mesmo que o cenário natural seja bastante vinculado à Carta de Pero Vaz de Caminha, não é correto essa classificação. Nos estudos literários não há esse tipo de classificação. Além disso, é também enfatizado a descrição dos comportamentos e da cultura dos povos nativos.
e) Alternativa incorreta. O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século XVIII. A Carta de Pero Vaz de Caminha não apresenta o contexto histórico e as características estruturais do poema árcade.
(IFSP - 2016)
Assinale a alternativa correta no que se refere às cantigas de amor trovadorescas.
Ver questão
(IFSP - 2016)
A poesia do Trovadorismo português tem íntima relação com a música, pois era composta para ser entoada ou cantada, sempre acompanhada de instrumental, como o alaúde, a viola, a flauta, ou mesmo com a presença do coro.
A respeito dessa escola literária, assinale a alternativa correta.
Ver questão
(IFSP - 2013)
Leia atentamente o texto abaixo.
Com’ousará parecer ante mi
o meu amigo, ai amiga, por Deus,
e com’ousará catar estes meus
olhos se o Deus trouxer per aqui,
pois tam muit’há que nom veo veer
mi e meus olhos e meu parecer?
(Com’ousará parecer ante mi de Dom Dinis. Fonte:http://pt.wikisource.org/wiki/Com%27ousar%C3%A1_parecer_ante_mi. Acesso em:05.12.2012.)
per = por
tam = tão
nom = não
veer = ver
mi = mim, me
parecer = semblante
Sobre o fragmento anterior, pode-se afirmar que pertence a uma cantiga de
Ver questão
(IFSP - 2013) No verso – Ai, madre, moiro d’amor! – a função sintática do termo madre é a seguinte:
Non chegou, madre, o meu amigo,
e oje est o prazo saido!
Ai, madre, moiro d’amor!
Non chegou, madre, o meu amado,
e oje est o prazo passado!
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje est o prazo saido!
Por que mentiu o desmentido?
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje, est o prazo passado!
Por que mentiu o perjurado?
Ai, madre, moiro d’amor!
João Garcia de Guilhade
Ver questão