Questão 25240

(UEFS 2013 - Meio do ano) Charles Darwin contribuiu com muitos dos conceitos sobre os quais se apoia o paradigma da biologia moderna. Alguns permaneceram controversos por um longo período e ainda sofrem oposição de certos evolucionistas. Um entendimento completo da autonomia da biologia, portanto, não é possível sem uma análise do darwinismo. Com efeito, a biologia moderna é, em larga medida, conceitualmente darwiniana. (MAYR, 2013).

A revolução darwiniana influenciou decisivamente em uma nova compreensão da biologia, dentre outros motivos, porque

A

mostrou a importância do DNA como molécula responsável pela hereditariedade presente nos seres vivos.

B

reconheceu uma historicidade nas ciências biológicas ao considerar a importância do processo evolutivo, através da ação da seleção natural, nas modificações dos seres vivos ao longo do tempo.

C

identificou a importância do ambiente como um decisivo fator evolutivo através dos clássicos experimentos com as ervilhas-de-cheiro.

D

revelou a existência da seleção natural que produz modificações nos seres vivos para que se tornem mais aptos ao ambiente em que vivem.

E

utilizou conceitos deterministas para explicar a preservação dos organismos mais fortes em detrimentos daqueles que, por mutação, nasceram menos aptos à sobrevivência.

Gabarito:

reconheceu uma historicidade nas ciências biológicas ao considerar a importância do processo evolutivo, através da ação da seleção natural, nas modificações dos seres vivos ao longo do tempo.



Resolução:

  1. mostrou a importância do DNA como molécula responsável pela hereditariedade presente nos seres vivos.
    Incorreta. As teorias Darwinianas não falavam sobre a parte molecular da herança.

  2. reconheceu uma historicidade nas ciências biológicas ao considerar a importância do processo evolutivo, através da ação da seleção natural, nas modificações dos seres vivos ao longo do tempo.
    Alternativa correta

  3. identificou a importância do ambiente como um decisivo fator evolutivo através dos clássicos experimentos com as ervilhas-de-cheiro.
    Incorreta. O experimento com ervilhas de cheiro foram executados por Mendel.

  4. revelou a existência da seleção natural que produz modificações nos seres vivos para que se tornem mais aptos ao ambiente em que vivem.
    Incorreta. A seleção natural não produz modificações, apenas as seleciona.

  5. utilizou conceitos deterministas para explicar a preservação dos organismos mais fortes em detrimentos daqueles que, por mutação, nasceram menos aptos à sobrevivência.
    Incorreta. As teorias de Darwin explicam a permanência de características mais adaptativas, não necessariamente, mais fortes.



Questão 7877

(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até

 

Ver questão

Questão 9193

(UEFS 2017) 

O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:

Com base nessas informações, é correto afirmar:

Ver questão

Questão 12216

(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a

Ver questão

Questão 12230

(UEFS - 2016)

Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria

Ver questão