(Ueg 2013) A sociologia nasce no séc. XIX após as revoluções burguesas sob o signo do positivismo elaborado por Augusto Comte. As características do pensamento comtiano são:
a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis naturais; as ciências humanas devem utilizar os mesmos métodos das ciências naturais e a ciência deve ser neutra.
a sociedade humana atravessa três estágios sucessivos de evolução: o metafísico, o empírico e o teológico, no qual predomina a religião positivista.
a sociologia como ciência da sociedade, ao contrário das ciências naturais, não pode ser neutra porque tanto o sujeito quanto o objeto são sociais e estão envolvidos reciprocamente.
o processo de evolução social ocorre por meio da unidade entre ordem e progresso, o que necessariamente levaria a uma sociedade comunista.
Gabarito:
a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis naturais; as ciências humanas devem utilizar os mesmos métodos das ciências naturais e a ciência deve ser neutra.
a) Correta: O método das ciências naturais é o método de observação e experimentação para elaboração de leis e regras quanto aos fenômenos. É o método científico, normalmente associado às ciências da natureza, mas que deve ser aplicado à todas as ciências, inclusive as sociais. A neutralidade da ciência se refere à sua forma de abordagem quanto ao objeto de estudo. Na elaboração de teorias, na observação e experimentação, aplicação de métodos e leis, enfim, a ciência deve apresentar imparcialidade quanto aos seus resultados e não pode ser relativizada ou subjetivada, deve ser sempre objetiva e neutra.
b) Incorreta: A lei dos três estados enuncia que a sociedade humana passa por três estágios sucessivos de evolução do conhecimento: o teológico, o metafísico e o positivo.
c) Incorreta: Comte considera que a Sociologia deve ser, como as outras, uma ciência neutra: as leis sociais são análogas às leis da natureza e o método utilizado para a produção de conhecimento, em ambos, é o mesmo. É importante notar que, atualmente, é consenso a inexistência de uma total neutralidade científica; mas, no século XIX, para Comte, a neutralidade era um marco das ciências e, por isso, deveria existir na sociologia.
d) Incorreta: Comte acredita que a evolução social ocorre através da manutenção da ordem para a chegada ao progresso. Aquilo que não se encaixa, que não funciona ou faz mal ao progresso deve ser eliminado e substituído, para estruturar a ordem; aquilo que é bom deve ser mantido, para alcançar o progresso. Isso não leva, segundo Comte, a uma sociedade comunista, mas ao progresso, ao estado positivo do conhecimento.
(Ueg 2017)
Considere o seguinte trecho:
“Os gramáticos e os sociolinguistas, cada um com seu viés, costumam dizer que o padrão linguístico é usado pelas pessoas representativas de uma sociedade. Os gramáticos dizem isso, mas acabam não analisando o padrão, nem recomendando-o de fato. Recomendam uma norma, uma norma ideal”. (ref. 1).
Sírio Possenti apresenta nesse trecho uma caracterização da atividade dos gramáticos. Para isso, o autor
(UEG - 2015)
Senhora, que bem pareceis!
Se de mim vos recordásseis
que do mal que me fazeis
me fizésseis correção,
quem dera, senhora, então
que eu vos visse e agradasse.
Ó formosura sem falha
que nunca um homem viu tanto
para o meu mal e meu quebranto!
Senhora, que Deus vos valha!
Por quanto tenho penado
seja eu recompensado
vendo-vos só um instante.
De vossa grande beleza
da qual esperei um dia
grande bem e alegria,
só me vem mal e tristeza.
Sendo-me a mágoa sobeja,
deixai que ao menos vos veja
no ano, o espaço de um dia.
Rei D. Dinis CORREIA, Natália. Cantares dos trovadores galego-portugueses. Seleção, introdução, notas e adaptação de Natália Correia. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1978. p. 253.
Quem te viu, quem te vê
Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala
Hoje a gente nem se fala, mas a festa continua
Suas noites são de gala, nosso samba ainda é na rua
Hoje o samba saiu procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais a esquece não pode reconhecer
[...]
Chico Buarque
A cantiga do rei D. Dinis, adaptada por Natália Correia, e a canção de Chico Buarque de Holanda expressam a seguinte característica trovadoresca:
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(Ueg 2015)
Considerando o experimentalismo surgido com as vanguardas do século XX, constata-se que os poemas de Campos e Pontes são respectivamente
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(UEG - 2016)
Em termos verbais, o humor da tira é construído a partir da polissemia presente na palavra
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