Questão 30352

(UEFS 2015 - Meio do ano- Adaptada) Em 2013, pesquisadores norte-americanos anunciaram a criação artificial de uma plaqueta, elemento fundamental para a coagulação sanguínea. A molécula sintética foi desenvolvida pelos cientistas para acelerar esse processo e evitar a perda de sangue, que pode ser fatal, em lesões graves, como as ocorridas em acidentes de trânsito e guerras; a plaqueta também poderá ser usada para tratar doenças, como a hemofilia. A coagulação sanguínea é uma sequência complexa de reações químicas que resultam na formação de um coágulo a fim de parar o sangramento e ajudar a reparar o tecido danificado. (EM 2013..., 2015). 

O heredograma representa uma família em que ocorre a herança da hemofilia, doença hereditária que afeta a coagulação sanguínea. A análise desse heredograma permite concluir: 

 

A

Se a mãe de I-1 era normal, certamente o pai era heterozigoto para o caráter. 

B

Apenas indivíduos do sexo feminino podem apresentar tanto o genótipo homozigoto dominante quanto heterozigoto 

C

Caso o casal II-1 e o II-2 tenham mais um filho e este seja do sexo masculino, a criança certamente não será hemofílica. 

D

A probabilidade de o indivíduo II-3 ter uma filha com hemofilia, ao se casar com uma mulher com fenótipo normal, é de ¼. 

E

 Trata-se de uma herança recessiva ligada ao cromossomo Y e todos os irmãos da geração II apresentam o alelo recessivo herdado do pai. 

Gabarito:

Apenas indivíduos do sexo feminino podem apresentar tanto o genótipo homozigoto dominante quanto heterozigoto 



Resolução:

  1. Se a mãe de I-1 era normal, certamente o pai era heterozigoto para o caráter. 
    Incorreta. Homens não possuem genótipo heterozigoto em características ligadas ao cromossomo X, já que só possuem um cromossomo X. 

  2. Apenas indivíduos do sexo feminino podem apresentar tanto o genótipo homozigoto dominante quanto heterozigoto 
    Alternativa Correta.

  3. Caso o casal II-1 e o II-2 tenham mais um filho e este seja do sexo masculino, a criança certamente não será hemofílica. 
    Incorreta. Existe 1/4 de chance do casal gerar um filho hemofílico.

  4. A probabilidade de o indivíduo II-3 ter uma filha com hemofilia, ao se casar com uma mulher com fenótipo normal, é de ¼. 
    Incorreta. Para que um homem gere uma filha com hemofilia, ele deve ser afetado e a mãe deve ser, no mínimo, heterozigota. 

  5.  Trata-se de uma herança recessiva ligada ao cromossomo Y e todos os irmãos da geração II apresentam o alelo recessivo herdado do pai. 
    Incorreta. Caso a mãe seja heterozigota, esse alelo pode ter sido doado pela mãe, além disso, como existem mulheres afetadas, não pode ser uma condição ligada ao Y.



Questão 7877

(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até

 

Ver questão

Questão 9193

(UEFS 2017) 

O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:

Com base nessas informações, é correto afirmar:

Ver questão

Questão 12216

(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a

Ver questão

Questão 12230

(UEFS - 2016)

Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria

Ver questão