(UEFS 2015 - Meio do ano)
Os elementos químicos da primeira série de transição, possuem muitas propriedades físicas e químicas semelhantes. Esses elementos químicos são bons condutores de calor e eletricidade, podem apresentar diversos estados de oxidação, sendo utilizados em equipamentos eletrônicos e como catalisadores. Com base na análise das informações do texto e da tabela associadas aos modelos atômicos e a Tabela Periódica, é correto afirmar:
A configuração eletrônica do íon bivalente do cobalto é representada por [Ar] 4s23d5.
O isótopo do ferro representado por é constituído por 30 prótons, 30 elétrons e 26 nêutrons.
O núcleo do íon níquel(II), Ni2+, atrai os elétrons do último nível de energia com maior intensidade do que o núcleo do íon Cr2+.
A diminuição do raio covalente do cromo para o níquel é justificada pela redução da carga nuclear do elemento químico.
A intensidade da condução de calor e de eletricidade pelos metais está relacionada à forte atração entre o núcleo atômico e os elétrons da camada de valência.
Gabarito:
O núcleo do íon níquel(II), Ni2+, atrai os elétrons do último nível de energia com maior intensidade do que o núcleo do íon Cr2+.
(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até
Ver questão
(UEFS 2017)
O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:
Com base nessas informações, é correto afirmar:
Ver questão
(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a
Ver questão
(UEFS - 2016)
Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria
Ver questão