(UEFS 2015 - Meio do ano) Com base nos conhecimentos sobre o intemperismo como raiz da transformação das rochas, os solos e sua importância econômica, é correto afirmar:
Os horizontes dos solos não permitem identificar sua origem e idade.
A alteração das rochas sempre se verifica na formação de fragmentos, principalmente nos climas intertropicais úmidos.
A Amazônia brasileira tende a melhorar seus solos com o avanço do desmatamento, uma vez que a camada superficial rica em húmus está assentada em uma camada compacta.
A queimada limpa, incorporando cinza orgânica, cupins, formigas e minhocas, é responsável pela aeração e pelo aumento da fertilidade do solo.
A origem do solo está ligada ao intemperismo sobre as rochas, sendo fundamental para o desenvolvimento das atividades agropecuárias e para a fixação dos grupos humanos.
Gabarito:
A origem do solo está ligada ao intemperismo sobre as rochas, sendo fundamental para o desenvolvimento das atividades agropecuárias e para a fixação dos grupos humanos.
a)Incorreta, pois, os horizontes do solo dão informações muito importantes sobre a origem, dinâmica erosiva, idade e dinâmica geológica, ao longo do tempo, no local analisado.
b)Incorreta, pois, o intemperismo químico, altera a rocha em sua composição química, sem gerar, necessariamente, sua fragmentação.
c)Incorreta, pois, com o desmatamento a reposição dessa camada superficial de húmus não acontece, logo, o solo tende a piorar com o desmatamento.
d)Incorreta, pois, esse processo diminui a aeração do solo, já que coloca pequenas partículas sobre o solo, associadas à queimada, e, a longo prazo, diminui a fertilidade do solo.
e)Correta, pois, o solo é originário do intemperismo da rocha matriz desse local, logo, todo solo é formado por intemperismo sobre uma rocha, já que sem a existência do solo(rocha intemperizada) não poderíamos produzir alimentos e nem ocupar espaços com casas e prédios, com tanta facilidade quanto atualmente.
(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até
Ver questão
(UEFS 2017)
O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:
Com base nessas informações, é correto afirmar:
Ver questão
(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a
Ver questão
(UEFS - 2016)
Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria
Ver questão