Questão 28704

(UEFS 2015 - Meio do ano) 

TEXTO:


Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular, que virou mania geral. Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira 5 a câmera do telefone para o próprio rosto e, “espelho, espelho meu”, descobre, por meio das redes sociais, que não existe no mundo ninguém mais bonito do que “eu”.

O autorretrato foi prática comum na história da 10 pintura e da fotografia. Hoje em dia ele, é hábito de quem tem um celular à mão. Em qualquer dos casos, a ação de autorretratar-se diz respeito a um exercício de autoimagem no tempo histórico em que técnicas tradicionais, como o óleo, a gravura, o desenho, foram 15 a base das representações de si. Hoje ele depende das novas tecnologias que, no mundo dos dispositivos, estão ao nosso alcance mais simples.

Não se pode dizer que a invenção da fotografia digital tenha intensificado apenas quantitativamente a 20 arte de autorretratar-se. Selfie não é fotografia pura e simplesmente, não é autorretrato, como os outros. A selfie põe em questão uma diferença qualitativa. Ela diz respeito a um fenômeno social relacionado com a mediação da própria imagem pelas tecnologias, em 25 específico, o telefone celular. De certo modo, o aparelho celular constitui, hoje, tanto  a  democratização  quanto a  banalização da  máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.

O celular tornou-se, além de tudo o que ele já era, 30 enquanto meio de comunicação e de subjetivação, um espelho. Nosso rosto é o que jamais veremos senão por meio do espelho. Mas é o rosto do outro que é nosso primeiro espelho. O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. 35 Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. O espelho, em seu sentido técnico, apenas nos dá a dimensão da imagem do que somos, não do que podemos ser. Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam 40 como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.

 

TIBURI, Márcia. Culto do espelho - Selfie e narcisismo contemporâneo. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/ home/2014/11/  culto-doespelho/. Acesso em: 9  mar.  2015.

Quanto ao gênero do texto em destaque, é correto afirmar que se classifica como 

A

uma crônica, cujo autor narra fatos cotidianos e busca argumentos para defender uma tese. 

B

um editorial, já que reproduz um discurso coletivo, representante de uma instituição específica.

C

uma resenha crítica, consistindo em um resumo comentado e opinativo sobre determinado comportamento social. 

D

uma reportagem sobre um tema acadêmico, que apresenta conceitos e desenvolve ideias relacionadas com estudos científicos. 

E

um artigo de opinião, defendendo uma tese por meio de argumentos pessoais pautados em contextualizações, comparações, análises, exemplificações.
 

Gabarito:

um artigo de opinião, defendendo uma tese por meio de argumentos pessoais pautados em contextualizações, comparações, análises, exemplificações.
 



Resolução:

[E]

Quanto ao gênero do texto, podemos afirmar que ele se classifica como um artigo de opinião, uma vez que defende uma tese por meio de argumentos pessoais pautados em contextualizações, comparações, análises e exemplificações: “Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular, que virou mania geral.” / “De certo modo, o aparelho celular constitui, hoje, tanto a  democratização  quanto a  banalização da  máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.” / “Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. [...] Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.”. Logo, a alternativa E responde corretamente à questão.



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Questão 9193

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Com base nessas informações, é correto afirmar:

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