(UEFS-BA-2015 - Meio do ano)
Stephen Hawking vive em um tempo fora do tempo. Segundo ele, o tempo real, esse que marcamos no relógio e que impede eventos de ocorrer simultaneamente, é uma 5 abstração, uma invenção psicológica. Para ele, o que interessa é o que chama de “tempo imaginário”, inexistente para os padrões humanos, quando a mais ínfima fração de segundo e bilhões de anos são a mesma coisa diante da eternidade. Tudo o que existe no universo 10 está submetido às mesmas leis que regem o cosmo. Com essa premissa, em 1988, o cientista publicou o livro Uma breve história do tempo e conseguiu a proeza de vender mais de 10 milhões de exemplares ao redor do mundo. Fez a ciência se aproximar do leigo. 15
As preocupações e motivações de Stephen Hawking sempre foram de natureza existencial. Por isso, desde criança, mostrou um interesse peculiar por temas como “por que estamos aqui, como e de onde viemos e para onde vamos”. “Eu queria sondar as profundezas do 20 universo”, escreveu certa vez. Recentemente, ele lançou a autobiografia Minha breve história, que aborda apenas alguns aspectos de sua vida.
De acordo com Gleiser, Hawking tem uma importância para a humanidade que vai além da ciência. 25 “Ele inspira milhões de pessoas, aproximando-as do imaginário científico. Hawking tornou-se uma figura meio mítica, um cérebro aprisionado em um corpo quase morto, uma espécie de ponte entre nossa realidade e as ideias mais avançadas da cosmologia e da astrofísica. 30 Como ele mesmo disse, “onde há vida, há esperança”, declara. DUARTE, Maurício. Na contramão das probabilidades. Disponível em:<http://www.revistadacultura.com.br/revistadacultura/detalhe/15-0106/Na_contram%C3%A3o_dasprobabilidades.aspx >. Acesso em: 9 mar. 2015.
A análise dos elementos estilísticos e/ou morfossintáticos do texto está correta em
A expressão “em um tempo fora do tempo” (l. 1-2) completa o sentido da forma verbal “vive” (l. 1) e traz, em sua conotação, uma antítese.
O conector “Segundo” (l. 2), evidenciando a polifonia presente no contexto, introduz desdobramentos do que já foi apresentado, a partir de uma ideia equivalente à da expressão “De acordo com” (l. 23).
O pronome demonstrativo “esse” (l. 2) retoma, na linearidade discursiva, a segunda ocorrência da palavra “tempo”, na expressão “um tempo fora do tempo” (l. 1-2).
O termo “mais” (l. 29) é um pronome indefinido que generaliza a quantidade de pesquisas na área da cosmologia e astrofísica.
O uso das aspas, em todas as ocorrências do desenvolvimento textual, apresenta a mesma intencionalidade discursiva.
Gabarito:
O conector “Segundo” (l. 2), evidenciando a polifonia presente no contexto, introduz desdobramentos do que já foi apresentado, a partir de uma ideia equivalente à da expressão “De acordo com” (l. 23).
[B]
A análise dos elementos estilísticos e/ou morfossintáticos do texto está correta em B - O conector “Segundo” (evidenciando a polifonia presente no contexto, introduz desdobramentos do que já foi apresentado, a partir de uma ideia equivalente à da expressão “De acordo com”.
Seguem as análises das alternativas:
a. A expressão “em um tempo fora do tempo” (l. 1-2) completa o sentido da forma verbal “vive” (l. 1) e traz, em sua conotação, uma antítese. (Alternativa incorreta, pois o a expressão apresenta um paradoxo e não uma antítese.)
b. O conector “Segundo” (l. 2), evidenciando a polifonia presente no contexto, introduz desdobramentos do que já foi apresentado, a partir de uma ideia equivalente à da expressão “De acordo com” (l. 23). (Alternativa correta)
c. O pronome demonstrativo “esse” (l. 2) retoma, na linearidade discursiva, a segunda ocorrência da palavra “tempo”, na expressão “um tempo fora do tempo” (l. 1-2). (Alternativa incorreta, pois o pronome demonstrativo “esse” retoma “tempo” em tempo real.)
d. O termo “mais” (l. 29) é um pronome indefinido que generaliza a quantidade de pesquisas na área da cosmologia e astrofísica. (Alternativa incorreta, pois o pronome não se relaciona à quantidade de pesquisas na área da cosmologia e astrofísica.)
e. O uso das aspas, em todas as ocorrências do desenvolvimento textual, apresenta a mesma intencionalidade discursiva. (Alternativa incorreta, pois as aspas são utilizadas com intencionalidades distintas.
(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até
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(UEFS 2017)
O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:
Com base nessas informações, é correto afirmar:
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(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a
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(UEFS - 2016)
Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria
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