(UEM/CVU - Inverno 2015 - Adaptada)
“[...] quanto à excelência moral, ela é o produto do hábito. [...] É evidente, portanto, que nenhuma das várias formas de excelência moral se constitui em nós por natureza, pois nada que existe por natureza pode ser alterado pelo hábito. [...] Portanto, nem por natureza nem contrariamente à natureza a excelência moral é engendrada em nós, mas a natureza nos dá a capacidade de recebê-la, e esta capacidade se aperfeiçoa com o hábito”.
(ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco in MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 53).
A partir do texto citado, assinale o que for correto.
01) Segundo Aristóteles, alguém que nasce com falta de moralidade não poderá alterar essa condição de sua personalidade.
02) Segundo Aristóteles, o hábito significa a repetição de ações morais, com vista a seu aperfeiçoamento.
04) Segundo Aristóteles, as pessoas já nascem com excelências morais, isso é algo inato.
08) Segundo Aristóteles, a excelência moral é algo que os indivíduos podem ou não adquirir.
16) Segundo Aristóteles, todos os seres humanos possuem a capacidade de se aperfeiçoar moralmente.
Assinale a alternativa que corresponde a soma das afirmativas corretas
12.
17.
21.
06.
26.
Gabarito:
26.
01) Incorreta. Segundo Aristóteles, alguém que nasce com falta de moralidade não poderá alterar essa condição de sua personalidade.
Ao contrário, para que a pessoa deixe a falta de moralidade, deve deixar tais vícios como hábitos adquiridos e ter novos hábitos virtuosos.
02) Correta. Segundo Aristóteles, o hábito significa a repetição de ações morais, com vista a seu aperfeiçoamento.
Na teoria das virtudes, Aristóteles concebe que a ética é incorporada por meio do hábito até a formação de uma segunda natureza, de caráter moral, que encarna e automatiza essas virtudes morais, por isso exige tempo e experiência.
04) Incorreta. Segundo Aristóteles, as pessoas já nascem com excelências morais, isso é algo inato.
A excelência moral não é inata, mas adquirida segundo o hábito e a experiência.
08) Correta. Segundo Aristóteles, a excelência moral é algo que os indivíduos podem ou não adquirir.
A virtude é incorporada por meio da experiência e do hábito, o que implica diretamente que elas dependem da ação para o desenvolvimento moral do indivíduo.
16) Correta. Segundo Aristóteles, todos os seres humanos possuem a capacidade de se aperfeiçoar moralmente.
Segundo Aristóteles, o ser humano é apto naturalmente para receber essas virtudes éticas, mas o aperfeiçoamento implica que não sejamos virtuosos por natureza.
2+8+16=26
e) 26
(Uem 2016) Com base em conhecimentos de Geometria Plana, assinale o que for correto.
Ver questão
(Uem 2016) Um espelho tem a forma de uma circunferência de centro O. A partir de um ponto A1 na circunferência é emitido um feixe de luz na direção de um ponto A2, também na circunferência, como mostra a figura adiante. O feixe de luz é então refletido para um ponto A3, e segue refletindo até tocar novamente em A1, de modo que sua trajetória forme um polígono regular. Sabendo que a medida do ângulo α, em graus, entre o raio da circunferência e o feixe de luz , é um número inteiro, assinale o que for correto.
Ver questão(Uem 2017) Baseado em conhecimentos sobre cônicas, assinale o que for correto.
Ver questão(Uem 2013) Um recipiente hermeticamente fechado, que pode ter sua temperatura e sua pressão controladas, está preenchido com 30 g de gás hidrogênio, 64 g de gás oxigênio e 84 g de gás nitrogênio. A partir dessas informações, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Assuma que os gases se comportam como gases ideais.
Ver questão