Questão 68758

(UEM 2015 - Adaptada) "Os colegiais de ambos os sexos que expõem suas qualidades com avidez e entusiasmo na esperança de atrair a atenção para eles e, quem sabe, obter o reconhecimento e a aprovação exigidos para permanecer no jogo da sociabilidade; os clientes potenciais com necessidade de ampliar seus registros de gastos e limites de crédito para obter um serviço melhor; os pretensos imigrantes lutando para acumular pontuação, como prova da existência de uma demanda por seus serviços, para que seus requerimentos sejam levados em consideração – todas as três categorias de pessoas, aparentemente tão distintas, são aliciadas, estimuladas ou forçadas a promover uma mercadoria atraente e desejável. Para tanto, fazem o máximo possível e usam os melhores recursos que têm à disposição para aumentar o valor de mercado dos produtos que estão vendendo. E os produtos que [as três categorias] são encorajadas a colocar no mercado, promover e vender são elas mesmas."

(BAUMAN, Z. "O segredo mais bem-guardado da sociedade de consumo", in CASTRO, C. Textos básicos de sociologia. De Karl Marx a Zygmunt Bauman, Zahar: Rio de Janeiro, 2014, p. 115).

A partir da leitura do trecho acima e do tratamento que a sociologia tem dado às relações entre mercado e consumo, assinale o que for verdadeiro com V e o que for falso com F: 

I. A transformação de pessoas em mercadoria é uma forma aguda de expressão da transformação das pessoas em coisas assinalada por Karl Marx em sua análise sobre o fetiche da mercadoria.

II. Ser atraente e desejável é um valor que influencia a ação de uma parte significativa dos indivíduos nas sociedades contemporâneas, o que, por sua vez, pode ser considerado um fenômeno sociológico.

III. Há forças de coerção em nossa sociedade que se orientam pela autovalorização exacerbada dos indivíduos e por certos padrões de aparência.

IV. As teorias sociológicas não são capazes de explicar fenômenos relacionados aos indivíduos e à individualização porque tratam exclusivamente de fenômenos coletivos.

V. A necessidade de aceitação verificada entre adolescentes, o desejo de imigrar e a busca de ampliação de crédito são fenômenos irrelevantes em termos sociológicos.

A

F, V, V, F, F. 

B

V, V, V, F, F. 

C

V, F, V, F, F. 

D

V, V, F, F, V. 

E

V, V, V, F, V. 

Gabarito:

V, V, V, F, F. 



Resolução:

I - Correta. Esforçar-se e adquirir os melhores dos recursos para agregar valor a sua própria pessoa - seja almejando uma melhora na vida pessoal, afetiva, profissional ou financeira - representa a mercadorização das pessoas, transformando-as em coisas.

II - Correta. Uma vez que todas as pessoas almejam uma mesma coisa (ser atraente e desejável), cria-se um padrão de beleza em torno do que as pessoas consideram mais atraente ou desejável, podendo ser observado como um fenômeno sociológico, uma vez que, influenciadas pelo padrão de beleza - que pode ser de origem social - buscarão maneiras de conseguir alcançar tal padrão. 

III - Correta. Observa-se explicitamente a valorização de certos padrões de beleza, já a autovalorização exacerbada se expressa, por exemplo, na maneira como as empresas e corporações vendem a ideia de que os indivíduos devem se autogovernar tais quais uma empresa se autogoverna, sendo "empresário de si mesmo".

IV - Incorreta. As teorias sociológicas conseguem explicar fenômenos relacionados aos indivíduos e à individualização, uma vez que não tratam somente de fenômenos coletivos, mas também partem de uma análise mais microcósmica, permitindo uma análise relacional entre os indivíduos ou grupos, como faz Weber, por exemplo. 

V - Incorreta. Nenhum desses assuntos é irrelevante para a análise sociológica, uma vez que foram estes exemplos utilizados para relacioná-los com a transformação das pessoas em coisas, assunto abordado no excerto da questão, o que demonstra o olhar atento da sociologia para essas problemáticas. 



Questão 5993

(Uem 2016) Com base em conhecimentos de Geometria Plana, assinale o que for correto. 

 

Ver questão

Questão 5994

(Uem 2016) Um espelho tem a forma de uma circunferência de centro O. A partir de um ponto A1 na circunferência é emitido um feixe de luz na direção de um ponto A2, também na circunferência, como mostra a figura adiante. O feixe de luz é então refletido para um ponto A3, e segue refletindo até tocar novamente em A1, de modo que sua trajetória forme um polígono regular. Sabendo que a medida do ângulo α, em graus, entre o raio  da circunferência e o feixe de luz  , é um número inteiro, assinale o que for correto.

Ver questão

Questão 8284

(Uem 2017) Baseado em conhecimentos sobre cônicas, assinale o que for correto.

Ver questão

Questão 8333

(Uem 2013) Um recipiente hermeticamente fechado, que pode ter sua temperatura e sua pressão controladas, está preenchido com 30 g de gás hidrogênio, 64 g de gás oxigênio e 84 g de gás nitrogênio. A partir dessas informações, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Assuma que os gases se comportam como gases ideais.

Ver questão