Questão 2940

(G1/IFSP - 2016) 

Concordância é o mecanismo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se adequarem harmonicamente na frase.

Considerando o conceito de concordância e a norma padrão da Língua Portuguesa, associe as colunas indicando a alternativa que ordena corretamente as frases e a avaliação dos eventos de concordância:

I. Haviam muitos problemas.

II. Existiam muitos problemas.

III. A garota e o menino simpáticas.

IV. A garota e o menino bonitos.

( ) a concordância verbal está correta.

( ) há um erro de concordância verbal.

( ) há um erro de concordância nominal.

( ) a concordância nominal está correta.

A

I, II, III, IV.   

B

II, III, I, IV.    

C

IV, III, II, I.    

D

II, I, III, IV.   

E

III, IV, I, II. 

Gabarito:

II, I, III, IV.   



Resolução:

Em existiam muitos problemasa concordância verbal está correta. O verbo existir concorda com muitos problemas, sujeito paciente da frase.

Em haviam muitos problemas, há um erro de concordância verbal. O verbo haver, no sentido de existir, deve se manter invariável (havia muitos problemas).

Em a garota e o menino simpáticas, há um erro de concordância nominal. O correto, quando temos um termo no masculino e outro no feminino é manter o adjetivo no masculino (a garota e o menino simpáticos).

Em a garota e o menino bonitos, a concordância nominal está correta. Vide justificativa anterior.

Assim, a ordem correta é II-I-III-IV e a alternativa a ser assinalada é a de letra D.



Questão 1883

(IFSP - 2016) 

Assinale a alternativa correta no que se refere às cantigas de amor trovadorescas.

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Questão 1884

(IFSP - 2016)

A poesia do Trovadorismo português tem íntima relação com a música, pois era composta para ser entoada ou cantada, sempre acompanhada de instrumental, como o alaúde, a viola, a flauta, ou mesmo com a presença do coro.

A respeito dessa escola literária, assinale a alternativa correta.

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Questão 1887

(IFSP - 2013)

Leia atentamente o texto abaixo.

Com’ousará parecer ante mi
o meu amigo, ai amiga, por Deus,
e com’ousará catar estes meus
olhos se o Deus trouxer per aqui,
pois tam muit’há que nom veo veer
mi e meus olhos e meu parecer?

(Com’ousará parecer ante mi de Dom Dinis. Fonte:http://pt.wikisource.org/wiki/Com%27ousar%C3%A1_parecer_ante_mi. Acesso em:05.12.2012.)

per = por
tam = tão
nom = não
veer = ver
mi = mim, me
parecer = semblante

Sobre o fragmento anterior, pode-se afirmar que pertence a uma cantiga de

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Questão 1888

(IFSP - 2013) No verso – Ai, madre, moiro d’amor! – a função sintática do termo madre é a seguinte:

Non chegou, madre, o meu amigo,
e oje est o prazo saido!
Ai, madre, moiro d’amor!
Non chegou, madre, o meu amado,
e oje est o prazo passado!
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje est o prazo saido!
Por que mentiu o desmentido?
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje, est o prazo passado!
Por que mentiu o perjurado?
Ai, madre, moiro d’amor!

João Garcia de Guilhade

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