(IFSP - 2016) Concordância é o mecanismo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se adequarem harmonicamente na frase. Considerando o conceito de concordância e a norma padrão da Língua Portuguesa, associe as colunas indicando a alternativa que ordena corretamente as frases e a avaliação dos eventos de concordância:
I. Nós nos conhecíamos haviam anos.
II. Nós nos conhecíamos havia anos.
III. É proibido a entrada.
IV. É proibida a entrada.
( ) a concordância verbal está correta.
( ) há um erro de concordância verbal.
( ) há um erro de concordância nominal
( ) a concordância nominal está correta
II, I, III, IV.
I, II, III, IV.
II, III, I, IV.
IV, III, II, I.
III, IV, I, II.
Gabarito:
II, I, III, IV.
A concordância verbal está correta em "Nós nos conhecíamos havia anos". O verbo haver é impessoal quando está no sentido de “existir”, ou seja, não admite sujeito. Neste caso, é invariável (não flexionado) e conjugado na terceira pessoa do singular. Sendo assim, a oração apresenta o verbo "haver" flexionado de forma adequada.
Há um erro de concordância verbal em "Nós nos conhecíamos haviam anos". O verbo haver é impessoal quando está no sentido de “existir”, ou seja, não admite sujeito. Neste caso, é invariável (não flexionado) e conjugado na terceira pessoa do singular. Sendo assim, a oração apresenta o verbo "haver" flexionado de forma inadequada.
Há um erro de concordância nominal em "É proibido a entrada". O termo "proibido" é invariável quando o sujeito não é determinado por artigo ou por certos pronomes. Sendo assim, a oração está incorreta.
A concordância nominal está correta em "É proibida a entrada". O termo "proibido" é invariável quando o sujeito não é determinado por artigo ou por certos pronomes. Sendo assim, a oração está correta.
(IFSP - 2016)
Assinale a alternativa correta no que se refere às cantigas de amor trovadorescas.
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(IFSP - 2016)
A poesia do Trovadorismo português tem íntima relação com a música, pois era composta para ser entoada ou cantada, sempre acompanhada de instrumental, como o alaúde, a viola, a flauta, ou mesmo com a presença do coro.
A respeito dessa escola literária, assinale a alternativa correta.
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(IFSP - 2013)
Leia atentamente o texto abaixo.
Com’ousará parecer ante mi
o meu amigo, ai amiga, por Deus,
e com’ousará catar estes meus
olhos se o Deus trouxer per aqui,
pois tam muit’há que nom veo veer
mi e meus olhos e meu parecer?
(Com’ousará parecer ante mi de Dom Dinis. Fonte:http://pt.wikisource.org/wiki/Com%27ousar%C3%A1_parecer_ante_mi. Acesso em:05.12.2012.)
per = por
tam = tão
nom = não
veer = ver
mi = mim, me
parecer = semblante
Sobre o fragmento anterior, pode-se afirmar que pertence a uma cantiga de
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(IFSP - 2013) No verso – Ai, madre, moiro d’amor! – a função sintática do termo madre é a seguinte:
Non chegou, madre, o meu amigo,
e oje est o prazo saido!
Ai, madre, moiro d’amor!
Non chegou, madre, o meu amado,
e oje est o prazo passado!
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje est o prazo saido!
Por que mentiu o desmentido?
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje, est o prazo passado!
Por que mentiu o perjurado?
Ai, madre, moiro d’amor!
João Garcia de Guilhade
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