(UEFS 2016)
Acordou. Levantou-se. Aprontou-se. Lavou-se. Barbeou-se. Enxugou-se. Perfumou-se. Lanchou. Escovou. Abraçou. Beijou. Saiu. Entrou. Cumprimentou. Orientou. Controlou. Advertiu. Chegou. Desceu. Subiu. Entrou. Cumprimentou. Assentou-se. Preparou-se. Examinou. Leu. Convocou. Leu. Comentou. Interrompeu. Leu. Despachou. Conferiu. 1Vendeu. Vendeu. 2Ganhou. Ganhou. Ganhou. 3Lucrou. Lucrou. Lucrou. Lesou. Explorou. Escondeu. Burlou. Safou-se. Comprou. Vendeu. Assinou. Sacou. Depositou. Depositou. Depositou. Associou-se. Vendeu-se. Entregou. Sacou. Depositou. Despachou. Repreendeu. 4Suspendeu. Demitiu. Negou. Explorou. Desconfiou. Vigiou. Ordenou. Telefonou. Despachou. Esperou. Chegou. Vendeu. Lucrou. Lesou. Demitiu. Convocou. Saiu. Despiu-se. Dirigiu-se. Chegou. Beijou. Negou. Lamentou. Dormiu. Roncou. Sonhou. Sobressaltou-se. Acordou. Preocupou-se. Temeu. Suou. Ansiou. Tentou. Bebeu. Dormiu. Dormiu. Dormiu. Acordou. Levantou-se. Aprontou-se...
MINO. Como se conjuga um empresário.
Disponível em: <http://docslide.com,br/documents/como-se-conjuga-um-empresario.html>.
Acesso em: 18 jan. 2016. Adaptado.
I. O uso constante da terceira pessoa do singular sugere a indeterminação do sujeito da ação verbal.
II. O pronome “se” que aparece ao longo do texto é sempre reflexivo, indicando situações em que a personagem é, ao mesmo tempo, agente e paciente dos atos realizados.
III. A repetição das formas verbais “Vendeu” (ref. 1), “Ganhou” (ref. 2) e “Lucrou” (ref. 3) sugere acontecimentos reiterados no cotidiano de uma pessoa de negócios, que a deixam sufocada e oprimida diante da realidade por ela vivenciada.
IV. O apagamento dos complementos de verbos flexionados no pretérito, como “Suspendeu. Demitiu. Negou. Explorou.” (ref. 4), insinua fatos rotineiros, independentemente do elemento ou do ser que eles possam impactar.
V. O ponto de continuação, após cada procedimento, diferencia-se do emprego das reticências, no final do texto, na medida em que evidencia processos verbais concluídos, que não irão se repetir.
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a
I e II.
II e IV.
IV e V.
I, III e IV.
II, III e V.
Gabarito:
II e IV.
[B]
Comentário das assertivas
I) Falsa → O uso da 3ª pessoa do singular não indica indeterminação do sujeito, e sim um sujeito desinencial ("ele"). Nos casos em que os verbos estão acompanhados da partícula "se", ela não [e índice de indeterminação, e sim pronome reflexivo.
II) Verdadeira → Os verbos que apresentam o pronome "se" expressam ações reflexivas (como "levantar-se", "barbear-se", "dirigir-se"...), que indicam ações realizadas pelo sujeito que recaem sobre ele mesmo.
III) Falsa → Mesmo que as palavras demonstrem a realidade cotidiana de uma pessoa de negócios, não há evidências de que tal realidade a oprime, uma vez que ela mesma atua como opressora em seu ambiente - ordenando, lesando e demitindo.
IV) Verdadeira → O apagamento de possíveis objetos para esses verbos revela que eles expressam ações que se dirigem a situações e pessoas diferentes, numa espécie de hábito natural, reforçando a crítica contida no texto.
V) Falsa → Os pontos finais não indicam processos que não se repetem, muito pelo contrário: expressam a sequência mecânica de ações que compõem a rotina da personagem tratada no texto.
(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até
Ver questão
(UEFS 2017)
O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:
Com base nessas informações, é correto afirmar:
Ver questão
(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a
Ver questão
(UEFS - 2016)
Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria
Ver questão