(UEM - pas 2016 - Adaptada) Nas últimas décadas o chamado fenômeno da globalização econômica e cultural tem gerado uma maior interdependência entre os povos, países e estados nacionais. De acordo com a professora Katia Picanço, com base nos estudos realizados por Robert Kurz, a globalização não significa “... a modernização, mas um aprisionamento do Estado aos interesses das grandes corporações e dos organismos multinacionais. Nesse processo, o Estado vai liberando a fronteira econômica do país para que as empresas estrangeiras se instalem com isenção de taxas – água, luz, impostos – e com a adequação de uma infraestrutura que possibilita a chegada de matérias-primas e o escoamento da produção – via estradas, portos e aeroportos. Aliado a isso, há uma abertura de mercado aos produtos estrangeiros, que passam a competir com os produtos nacionais”.
PICANÇO, K. “Globalização”. In: Sociologia – ensino médio. Curitiba, SEED-PR, 2006, p. 189.
A respeito da globalização da economia mundial, assinale em V o que for verdadeiro e em F o que for falso:
I. Na sociedade brasileira das últimas décadas ocorreu um processo histórico contrário à globalização da economia mundial, gerando um desenvolvimento econômico autônomo e independente, sem a participação de empresas, bancos estrangeiros ou a influência de outros Estados estrangeiros nas políticas governamentais.
II. De acordo com as ideias expostas no texto apresentado acima, pode-se afirmar que a globalização é um fenômeno econômico do final do século XX, que atualmente está em decadência.
III. Segundo o texto apresentado acima, quando ocorre a globalização, os Estados nacionais se colocam a serviço dos interesses econômicos das corporações multinacionais.
IV. Para a professora Katia Picanço, as empresas multinacionais se tornaram tão grandes e poderosas que não necessitam mais do acesso às matérias-primas, às fontes de energia e ao mercado consumidor dos países menos desenvolvidos economicamente.
V. A presença e a atuação de inúmeras empresas e bancos estrangeiros no Brasil atual, fornecendo mercadorias e serviços para os consumidores, podem ser consideradas exemplificação de como a sociedade brasileira também foi afetada pela globalização da economia mundial.
V, F, V, F, V.
F, V, F, V, F.
F, F, V, F, F.
F, F, V, V, V.
F, F, V, F, V.
Gabarito:
F, F, V, F, V.
I - Falsa. O Brasil fora amplamente atingido e participa ativamente do fenômeno da globalização. Nesse sentido, não apresenta desenvolvimento econômico destacadamente autônomo e independente, tampouco está isento da influência de países estrangeiros ou de grandes corporações: isso graças ao “aprisionamento do Estado aos interesses das grandes corporações e dos organismos multinacionais. Nesse processo, o Estado vai liberando a fronteira econômica do país para que as empresas estrangeiras se instalem […] Aliado a isso, há uma abertura de mercado aos produtos estrangeiros, que passam a competir com os produtos nacionais.”
II - Falsa. Pelo contrário, a discussão do texto evidencia que o fenômeno da globalização ainda se faz muito influente e transformador: “Nas últimas décadas o chamado fenômeno da globalização econômica e cultural tem gerado uma maior interdependência entre os povos, países e estados nacionais.”
III - Verdadeira. Podemos identificar isso no seguinte trecho do texto: “[na globalização ocorre] um aprisionamento do Estado aos interesses das grandes corporações e dos organismos multinacionais.”
IV - Falsa. O texto nos indica o contrário: “De acordo com a professora Katia Picanço […] o Estado vai liberando a fronteira econômica do país para que as empresas estrangeiras se instalem com isenção de taxas – água, luz, impostos – e com a adequação de uma infraestrutura que possibilita a chegada de matérias-primas e o escoamento da produção – via estradas, portos e aeroportos.”
V - Verdadeira. Este é, de fato, um exemplo de como a globalização repercute no contexto brasileiro, sendo uma situação similar àquelas discutidas no texto: com a globalização ocorre “um aprisionamento do Estado aos interesses das grandes corporações e dos organismos multinacionais. […] Aliado a isso, há uma abertura de mercado aos produtos estrangeiros, que passam a competir com os produtos nacionais.”
(Uem 2016) Com base em conhecimentos de Geometria Plana, assinale o que for correto.
Ver questão
(Uem 2016) Um espelho tem a forma de uma circunferência de centro O. A partir de um ponto A1 na circunferência é emitido um feixe de luz na direção de um ponto A2, também na circunferência, como mostra a figura adiante. O feixe de luz é então refletido para um ponto A3, e segue refletindo até tocar novamente em A1, de modo que sua trajetória forme um polígono regular. Sabendo que a medida do ângulo α, em graus, entre o raio da circunferência e o feixe de luz , é um número inteiro, assinale o que for correto.
Ver questão(Uem 2017) Baseado em conhecimentos sobre cônicas, assinale o que for correto.
Ver questão(Uem 2013) Um recipiente hermeticamente fechado, que pode ter sua temperatura e sua pressão controladas, está preenchido com 30 g de gás hidrogênio, 64 g de gás oxigênio e 84 g de gás nitrogênio. A partir dessas informações, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Assuma que os gases se comportam como gases ideais.
Ver questão