(Fac. Albert Einstein - Medicin 2017) “(...) A economia se aqueceu e a inflação, em vez de subir, passou a cair. Teve início um surto de crescimento que, no seu apogeu, superou qualquer período anterior, e o governo começou a falar em ‘milagre econômico brasileiro’. A performance de crescimento seria indiscutível, porém o milagre tinha explicação terrena. Misturava, com a repressão aos opositores, a censura aos jornais e demais meios de comunicação, de modo a impedir a veiculação de críticas à política econômica, e acrescentava os ingredientes da pauta dessa política: subsídio governamental e diversificação das exportações, desnacionalização da economia com a entrada crescente de empresas estrangeiras no mercado, controle do reajuste de preços e fixação centralizada dos reajustes de salários. (...)
SCHWARCZ, Lilia M. e STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Cia das Letras, 2015, pp. 452-453.
O texto trata da economia brasileira durante o governo Médici (1969-1974). De acordo com as autoras, o “milagre econômico” desse período pode ser explicado pela
negociação entre governo e setores da sociedade civil, o que permitiu a incorporação dos projetos liberais nacionais de aumento da concorrência e da produção ao programa do governo.
eliminação das críticas de opositores ao programa do governo, que era pautado no incentivo estatal às exportações, na abertura ao capital estrangeiro e no controle de preços e salários.
substituição do programa liberal pela planificação econômica, apoiada pelos setores produtivos nacionais e internacionais, o que revigorou o mercado interno por meio do aumento dos salários.
implementação do controle de gastos do governo, exigido por grupos econômicos nacionais e internacionais como condição para realizarem os investimentos necessários nas indústrias de base.
Gabarito:
eliminação das críticas de opositores ao programa do governo, que era pautado no incentivo estatal às exportações, na abertura ao capital estrangeiro e no controle de preços e salários.
[B]
Somente a alternativa [B] está correta. O texto faz menção ao “Milagre Brasileiro”, ocorrido principalmente no governo de Emílio Garrastazu Médici, entre 1969-1974, quando a economia brasileira cresceu graças a empréstimos internacionais o que elevou a dívida externa do país, gerou desigualdade social, desvalorização do salário mínimo provocando um arrocho salarial, ou seja, o crescimento econômico não veio acompanhado de distribuição de renda. O texto enfatiza o incentivo a exportação através das estatais, abertura ao capital externo e o controle do reajuste de preços e salários.
(ALBERT EINSTEIN - 2017) Sejam A,B e C subconjuntos do conjunto dos números naturais = {0,1,2,3,4,...}, de modo que:
E sejam os conjuntos:
onde a notação XC indica o conjunto complementar do conjunto X.
São elementos respectivos dos conjuntos P, Q e R os números
Ver questão
(ALBERT EINSTEIN - 2017) O resto da divisão de um polinômio do segundo grau P pelo binômio (x + 1) é igual a 3. Dado que P(0) = 6 e P(1) = 5, o valor de P(3) é
Ver questão
(Fac. Albert Einstein - 2016)
“Depois que a Guerra do Vietnã demonstrou que o mais caro, mais avançado e mais destrutivo aparato militar que o mundo já vira era inteiramente incapaz de dobrar a vontade de um dos povos mais pobres da Terra, o governo norte-americano perdeu temporariamente a maior parte, senão toda a sua credibilidade como vigilante do mundo livre. O resultado foi um vazio de poder, que as forças locais, em conluio franco ou tácito com a União Soviética e seus aliados, exploraram prontamente, de várias maneiras: para completar o processo de libertação nacional dos últimos resíduos do colonialismo europeu, para guerrear entre si na tentativa de reorganizar o espaço político das regiões circunvizinhas e para expulsar do poder os governos que eram clientes dos Estados Unidos.”
Giovanni Arrighi. O longo século XX. Rio de Janeiro/São Paulo: Contraponto/Unesp, 1996, p. 333. Adaptado.
A partir do que afirma o texto, pode-se dizer que a derrota militar dos Estados Unidos no Vietnã provocou, entre outros efeitos diretos ou indiretos,
Ver questão
(Fac. Albert Einstein - Medicina 2016) Os álcoois sofrem desidratação em meio de ácido sulfúrico concentrado. A desidratação pode ser intermolecular ou intramolecular dependendo da temperatura. As reações de desidratação do etanol na presença de ácido sulfúrico concentrado podem ser representadas pelas seguintes equações.
Sobre a desidratação em ácido sulfúrico concentrado do propano-1-ol foram feitas algumas afirmações.
I. A desidratação intramolecular forma o propeno.
II. Em ambas as desidratações, o ácido sulfúrico concentrado age como desidratante.
III. A formação do éter é favorecida em temperaturas mais altas, já o alceno é formado, preferencialmente, em temperaturas mais baixas.
Estão corretas apenas as afirmações:
Ver questão