(UEFS - 2017)
A Christo S. N. Crucificado estando o poeta na última hora de sua vida.
Meu Deus que estais pendente em um madeiro,
Em cuja lei protesto de viver
Em cuja santa lei hei de morrer
Animoso, constante, firme e inteiro.
Neste lance, por ser o derradeiro,
Pois vejo a minha vida anoitecer,
É, meu Jesus, a hora de se ver
A brandura de um Pai, manso Cordeiro.
Mui grande é vosso amor e meu delito,
Porém pode ter fim todo pecar,
E não o vosso amor, que é infinito.
Esta razão me obriga a confiar,
Que por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar.
MATOS, Gregório. In: AMADO, James (Org.) Obras Completas de Gregório de Matos.
Salvador: Ed. Janaína, 1968. V. I, p. 47.
Sobre as características do autor e do momento literário que ele representa encontradas no soneto, é correto afirmar:
I. O poema ilustra uma das razões de Gregório de Matos ter sido chamado de “Boca do Inferno”: a ousadia de criticar a igreja católica e o constante desafio dirigido a Deus, que, para provar a infinitude de seu amor, seria obrigado a perdoá-lo.
II. No poema, por força da iminência da morte, o poeta se expressa numa contrição de fé religiosa, com a admissão humilde da condição de pecador e a confiança de merecer a misericórdia de Deus, com o perdão de seus pecados.
III. Há, no poema, um jogo de ideias característico desse momento literário, que se expressa numa retórica de campos opostos: condição humana, pecado e punição, de um lado e, de outro, condição divina, misericórdia e perdão.
IV. As expressões “vejo a minha vida anoitecer” (v. 6) e “manso Cordeiro.” (v. 8), além das contradições entre “viver” (v. 2) e “morrer” (v. 3) bem como entre “ter fim” (v. 10) e “infinito” (v. 11) revelam o uso de figuras de linguagem e de pensamento que caracterizam o Barroco.
V. Dentre as categorias que caracterizam o conjunto da obra de Gregório de Matos publicada pela Academia de Letras – Sacra, Lírica, Graciosa, Satírica e Ultima – este poema se insere na segunda categoria.
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a
I e II.
II e IV.
IV e V.
II, III e IV.
I, III e IV.
Gabarito:
II, III e IV.
I. Afirmativa incorreta. Gregório de Matos foi apelidado de "Boca do Inferno" por seus poemas de cunho explicitamente sexual, de caráter satírico. Esse poema fala sobre devoção e piedade, não sendo representante dos motivos de Gregório de Matos ter ganhado seu apelido.
II. Afirmativa correta. O eu lírico afirma que está vendo sua "vida anoitecer" e que este se trata do lance derradeiro, ou seja, sabe que está próximo ao fim de sua vida. Assim, diz que espera receber o perdão de Deus na hora de sua morte.
III. Afirmativa correta. As dicotomias e paradoxos são elementos marcantes na poesia barroca, estando presentes nesse poema, justamente pelos aspectos comentados na afirmativa.
IV. Afirmativa correta. Há um apelo metafórico e uso de paradoxos nas expressões apontadas, figuras de linguagem características da poesia barroca.
V. Afirmativa incorreta. Os poemas líricos têm como interlocutora a amada do eu poético, o que não é o caso desse poema.
Assim, já que as afirmativas corretas são II, III e IV, a alternativa a ser assinalada é a de letra D.
(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até
Ver questão
(UEFS 2017)
O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:
Com base nessas informações, é correto afirmar:
Ver questão
(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a
Ver questão
(UEFS - 2016)
Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria
Ver questão