Questão 27674

Um sonho

 

Eu tive um sonho esta noite que não quero esquecer,

por isso o escrevo tal qual se deu:

era que me arrumava para uma festa onde eu ia falar.

O meu cabelo limpo refletia vermelhos,

o meu vestido era num tom de azul, cheio de panos, lindo,

o meu corpo era jovem, as minhas pernas gostavam

do contato da seda. Falava-se, ria-se, preparava-se.

Todo movimento era de espera e aguardos, sendo

que depois de vestida, vesti por cima um casaco

e colhi do próprio sonho, pois de parte alguma

eu a vira brotar, uma sempre-viva amarela,

que me encantou por seu miolo azul, um azul

de céu limpo sem as reverberações, de um azul

sem o ‘z’, que o ‘z’ nesta palavra tisna.

Não digo azul, digo bleu, a ideia exata

de sua seca maciez. Pus a flor no casaco

que só para isto existiu, assim como o sonho inteiro.

Eu sonhei uma cor.

Agora, sei.

PRADO, Adélia. Bagagem. 26. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 75.

Tanto o poema quanto a pintura:

A

realizam uma leitura de aspectos sociais com base em representações artísticas de viés intimista.

B

distanciam-se de um retrato objetivo da realidade ao se aterem à representação de cenas de teor onírico.

 

C

utilizam a arte para abordarem questões coletivas nas quais as experiências do presente são ressignificadas.

D

inserem-se no que se pode denominar de arte engajada, na medida em que tematizam ideais de igualdade social.

E

colocam em xeque o papel da memória como matéria de arte, ao se constituírem como formas artísticas que dela prescindem.

Gabarito:

distanciam-se de um retrato objetivo da realidade ao se aterem à representação de cenas de teor onírico.

 



Resolução:

[B]

O poema presente na questão, de Adélia Prado, é modernista. Já a pintura de Salvador Dalí é surrealista, corrente artística moderna da qual o pintor é representante:

O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente.

Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.

A alternativa B, portanto, é a resposta correta para a questão.



Questão 1823

(Ueg 2017)

Considere o seguinte trecho:

“Os gramáticos e os sociolinguistas, cada um com seu viés, costumam dizer que o padrão linguístico é usado pelas pessoas representativas de uma sociedade. Os gramáticos dizem isso, mas acabam não analisando o padrão, nem recomendando-o de fato. Recomendam uma norma, uma norma ideal”. (ref. 1).

Sírio Possenti apresenta nesse trecho uma caracterização da atividade dos gramáticos. Para isso, o autor 

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Questão 1885

(UEG - 2015)

Senhora, que bem pareceis!
Se de mim vos recordásseis
que do mal que me fazeis
me fizésseis correção,
quem dera, senhora, então
que eu vos visse e agradasse.

Ó formosura sem falha
que nunca um homem viu tanto
para o meu mal e meu quebranto!
Senhora, que Deus vos valha!
Por quanto tenho penado
seja eu recompensado
vendo-vos só um instante.

De vossa grande beleza
da qual esperei um dia
grande bem e alegria,
só me vem mal e tristeza.
Sendo-me a mágoa sobeja,
deixai que ao menos vos veja
no ano, o espaço de um dia.

Rei D. Dinis CORREIA, Natália. Cantares dos trovadores galego-portugueses. Seleção, introdução, notas e adaptação de Natália Correia. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1978. p. 253.

 

Quem te viu, quem te vê

Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala
Hoje a gente nem se fala, mas a festa continua
Suas noites são de gala, nosso samba ainda é na rua
Hoje o samba saiu procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais a esquece não pode reconhecer
[...]

Chico Buarque

 

A cantiga do rei D. Dinis, adaptada por Natália Correia, e a canção de Chico Buarque de Holanda expressam a seguinte característica trovadoresca:

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Questão 2706

 (Ueg 2015)

Considerando o experimentalismo surgido com as vanguardas do século XX, constata-se que os poemas de Campos e Pontes são respectivamente   

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Questão 2756

(UEG - 2016)

Em termos verbais, o humor da tira é construído a partir da polissemia presente na palavra

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