Questão 38374

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: 
Observe a imagem e leia o poema a seguir para responder à(s) questão(ões).

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos. 

E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo que,
que, tecido, se eleva por si: luz balão. 

MELO NETO, João Cabral de. Tecendo a manhã. Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/joao02.html>. Acesso em: 24 ago. 2017. 
 
(Ueg 2018)  A leitura da pintura e do poema permite que se entreveja a importância da 

A

expectativa de pessoas e animais que anseiam pela construção de um mundo melhor.

B

solidariedade e da comunicação para a construção de vínculos e de novas realidades.

C

ênfase a sentidos que se estabelecem por meio do isolamento individual.

D

indiferença e da informação para constituir narrativas ficcionais de caráter social.

E

caracterização literal de figuras cujo retrato metaforiza o desencontro entre os seres.

Gabarito:

solidariedade e da comunicação para a construção de vínculos e de novas realidades.



Resolução:

[B]

A] Incorreta. Na imagem, é nítida a ligação entre os aliados. Não há referência a um “mundo melhor”, apenas a um pensamento em comum.
[B] Correta. Na imagem, os aliados criam vínculos afins; no poema, os galos, conjuntamente, criam o amanhecer, ou seja, a possibilidade de uma realidade diferente da atual.
[C] Incorreta. Em ambos textos, há ênfase na criação de vínculos, negando o isolamento.
[D] Incorreta. Em ambos textos, o vínculo entre os elementos (sejam os aliados ou os galos) nega a indiferença, uma vez que o produto dele se dá pela importância entre as partes.
[E] Incorreta. Ambos textos enfatizam o encontro, a ligação, o vínculo entre os seres. 
 



Questão 1823

(Ueg 2017)

Considere o seguinte trecho:

“Os gramáticos e os sociolinguistas, cada um com seu viés, costumam dizer que o padrão linguístico é usado pelas pessoas representativas de uma sociedade. Os gramáticos dizem isso, mas acabam não analisando o padrão, nem recomendando-o de fato. Recomendam uma norma, uma norma ideal”. (ref. 1).

Sírio Possenti apresenta nesse trecho uma caracterização da atividade dos gramáticos. Para isso, o autor 

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Questão 1885

(UEG - 2015)

Senhora, que bem pareceis!
Se de mim vos recordásseis
que do mal que me fazeis
me fizésseis correção,
quem dera, senhora, então
que eu vos visse e agradasse.

Ó formosura sem falha
que nunca um homem viu tanto
para o meu mal e meu quebranto!
Senhora, que Deus vos valha!
Por quanto tenho penado
seja eu recompensado
vendo-vos só um instante.

De vossa grande beleza
da qual esperei um dia
grande bem e alegria,
só me vem mal e tristeza.
Sendo-me a mágoa sobeja,
deixai que ao menos vos veja
no ano, o espaço de um dia.

Rei D. Dinis CORREIA, Natália. Cantares dos trovadores galego-portugueses. Seleção, introdução, notas e adaptação de Natália Correia. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1978. p. 253.

 

Quem te viu, quem te vê

Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala
Hoje a gente nem se fala, mas a festa continua
Suas noites são de gala, nosso samba ainda é na rua
Hoje o samba saiu procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais a esquece não pode reconhecer
[...]

Chico Buarque

 

A cantiga do rei D. Dinis, adaptada por Natália Correia, e a canção de Chico Buarque de Holanda expressam a seguinte característica trovadoresca:

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Questão 2706

 (Ueg 2015)

Considerando o experimentalismo surgido com as vanguardas do século XX, constata-se que os poemas de Campos e Pontes são respectivamente   

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Questão 2756

(UEG - 2016)

Em termos verbais, o humor da tira é construído a partir da polissemia presente na palavra

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