(UEG - 2018)
Ao discutir o surgimento das Ciências Sociais, o sociólogo Florestan Fernandes desenvolve sua análise partindo do princípio da multicausalidade. Assim, não é possível atribuirmos uma única causa que explique o surgimento da sociologia no séc. XIX, mas uma combinação de vários fatores, que começam a se definir na transição da idade média para a era moderna e que tornaram possíveis as condições para o surgimento dessa ciência. Dentre os fatores a seguir, identifique os que se relacionam ao surgimento da sociologia e assinale a alternativa correspondente:
O Relativismo e a Revolução Científica expressam a credibilidade que as ciências assumem, a partir de então, contribuindo para o surgimento da sociologia.
O Antropocentrismo e a Escolástica contribuem para uma nova perspectiva religiosa que estimula a análise científica, favorecendo o surgimento da sociologia.
A Revolução Industrial e o Êxodo Rural provocaram profundas modificações na estrutura econômica e social da época, criando problemas que exigiam uma explicação científica.
O Iluminismo e a Revolução Francesa reforçam o ideário da burguesia, criando assim a necessidade de explicações de ordem racional para os novos fenômenos que se apresentam no séc. XIX.
A Reforma Protestante e a Expansão Marítima foram responsáveis pela instabilidade econômica que gerou a crise social, levando à necessidade de desenvolvimento da sociologia.
Gabarito:
A Revolução Industrial e o Êxodo Rural provocaram profundas modificações na estrutura econômica e social da época, criando problemas que exigiam uma explicação científica.
a) Incorreta. a Revolução Científica expressou mudanças significativas apenas para as ciências da natureza e exatas, se afastando de dogmas religiosos e supertições para análises pautadas na razão.
b) Incorreta. A sociologia não surgiu sob a necessidade de se estudar a religião, e veio a surgir apenas cinco séculos após o movimento escolástico.
c) Correta. As mudanças sociais nos centros urbanos a partir das novas relações de trabalho impulsionaram o surgimento da Sociologia.
d) Incorreta. O Iluminismo e a Revolução Francesa foram responsáveis apenas indiretamente pelas novas relações ddde trabalho que intrigaram os cientisitas sociais no século XIX.
e) Incorreta. Os dois movimentos se deram anteriormente ao surgimento da Sociologia e não foram especialmente relevantes para o acontecimento.
(Ueg 2017)
Considere o seguinte trecho:
“Os gramáticos e os sociolinguistas, cada um com seu viés, costumam dizer que o padrão linguístico é usado pelas pessoas representativas de uma sociedade. Os gramáticos dizem isso, mas acabam não analisando o padrão, nem recomendando-o de fato. Recomendam uma norma, uma norma ideal”. (ref. 1).
Sírio Possenti apresenta nesse trecho uma caracterização da atividade dos gramáticos. Para isso, o autor
(UEG - 2015)
Senhora, que bem pareceis!
Se de mim vos recordásseis
que do mal que me fazeis
me fizésseis correção,
quem dera, senhora, então
que eu vos visse e agradasse.
Ó formosura sem falha
que nunca um homem viu tanto
para o meu mal e meu quebranto!
Senhora, que Deus vos valha!
Por quanto tenho penado
seja eu recompensado
vendo-vos só um instante.
De vossa grande beleza
da qual esperei um dia
grande bem e alegria,
só me vem mal e tristeza.
Sendo-me a mágoa sobeja,
deixai que ao menos vos veja
no ano, o espaço de um dia.
Rei D. Dinis CORREIA, Natália. Cantares dos trovadores galego-portugueses. Seleção, introdução, notas e adaptação de Natália Correia. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1978. p. 253.
Quem te viu, quem te vê
Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala
Hoje a gente nem se fala, mas a festa continua
Suas noites são de gala, nosso samba ainda é na rua
Hoje o samba saiu procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais a esquece não pode reconhecer
[...]
Chico Buarque
A cantiga do rei D. Dinis, adaptada por Natália Correia, e a canção de Chico Buarque de Holanda expressam a seguinte característica trovadoresca:
Ver questão
(Ueg 2015)
Considerando o experimentalismo surgido com as vanguardas do século XX, constata-se que os poemas de Campos e Pontes são respectivamente
Ver questão
(UEG - 2016)
Em termos verbais, o humor da tira é construído a partir da polissemia presente na palavra
Ver questão